www.listenupmusic.com.br

Quinta, 01 / Janeiro / 2009

O último ano do resto de nossas vidas!


M
uito tempo já passou com este site e eu volto a este Blog como o prometido e relato os melhores momentos desse ano que acaba. Ano de 2008. Poucos momentos para escrever aqui por motivos diversos de ocupação na faculdade e trabalho. Muita coisa aconteceu mesmo e nesse momento olho para trais com este site e blog. Relendo coisas e pensamentos que tive desde maio de 2003 consigo ver minha própria evolução. Posso cada vez mais me auto-analisar. Criei esse blog justamente para isso. Era uma forma bem interessante de se ter um diário - não tão diário assim - que pudesse me ajudar em alguma coisa. E outra função era de ter conteúdo atualizável para o site Listen Up Music and Arts.

Bom... Esse ano de 2008 eu definitivamente mudei certas coisas em mim. Certas coisas não estou mais tolerando e outras tive que aceitar e aprender a conviver. Desde a morte de minha Tia ou perder a garota de que amei (em vão e à toa que não quero mais nem ter muito contato) até fazer novos amigos e ver amigos antigos virarem amigas. Literalmente. Conversar com pessoas estrangeiras sobre o mundo e mudar de campus na faculdade, “sair de casa” e ir “morar sozinho”. Muitos desejos de realizações deixados para os lados por ocupação de estudos e outros compromissos. Hoje acho que posso e tenho cada vez mais confiança de fazê-los ou sozinho ou acompanhado.

Hoje posso peitar na cara de quem quiser se eu tiver que provar que sei fazer alguma coisa ou aprender o que não sei. Ter uma visão geral se alguém esta sendo incoerente ou cometendo algum erro que mais tarde o que imaginei vá acontecer. Identificar cada vez mais a forma social das pessoas e as mais formas diferentes de ego que cada um tem e deve ter para poder existir e viver no mundo em que vivemos. Mundo que está no meio de uma...
“absurda e gigantesca revolução tecnológica”
.


O mundo está mudando cada vez mais e de uma maneira em que as pessoas não estão simplesmente se adaptando e sim sendo obrigadas a se incorporar nas novas e, para os padrões antigos, fúteis formas de valores. Realmente os valores mudaram muito.
As pessoas mais velhas já não possuem mais autoridade ou capacidade social para peitar esse novo mundo e por isso metade se distancia quando pode e outra metade com medo de ficar inevitavelmente “obsoleta” entra de cabeça na nova forma de mentalidade e formas de valores atuais. As mulheres hoje são cada vez menos submissas e os homens cada vez mais tocando um “dane-se” para tudo e alguns virando submissos. O mundo está mudando. Os padrões sociais estão mudando. O mundo não está acabando e sim mudando. Girando e girando! O novo ser humano e com a inteligência da tecnologia está surgindo. Aos poucos. As crianças de hoje já não são nem um pouco como as crianças de antigamente. Todo aquele futuro de ficção cientifica está cada vez mais próximo. Só que mais superficial que nos filmes. Mesmo assim ainda acho a maioria das pessoas mais velhas são as melhores e mais sábias do mundo! Nesse ano conheci muito mais pessoas que se acham demais e não tem talento para merda alguma que realmente preste.

Por motivos dessas e outras mudanças penso também em fazer ou tentar fazer agora o objetivo original deste site acontecer ou ver se é possível acontecer. Pretendo fazer mudanças que planejava a uns 2 anos atrais neste projeto Listen Up Music. Espero conseguir e fazer todas essas mudanças darem certo. E preciso começar por algum lugar. A primeira coisa será por este Blog. Ele não existirá mais. Acabou! Um dia deveria acabar. Pelo menos não fiz um Blog idiota como a maiora dos Blogs com assuntos fúteis descartáveis que a maioria gosta de visitar. Nem Blog intelectualóide com assuntos de momento. Cada post aqui para mim foi uma forma de expressão e tudo ainda vale como protesto ou revelação de algo. Talvez ele vire outra coisa de outra forma. Talvez sim talvez não! Para mim essa maneira de fazer esse conteúdo não funciona mais. Não significa mais nada para mim. Não quero mais que visitantes apenas vejam o que fiz, como fiz e o que vou fazer. Acho que agora esta na hora de fazer mesmo. Ou tentar fazer mesmo! Digo que o Brasil não vale a pena, mas mesmo assim eu vou tentar. Se eu não conseguir... DANE-SE!

Obs: Só não esperem ver as mesmas maneiras que todo mundo acha de se “fazer as coisas”. Ainda não deixei de ser criativo para isso! E ainda não penso totalmente igual à maioria das pessoas nesse país!

SOBRE OS TRABALHO...

Ano de 2008 e muita produtividade.

Esse ano que passou, incrivelmente, foi o mais produtivo para mim. Na verdade foi o melhor ano de todos na minha vida. Conhecer pessoas novas e ótimas, trabalhar em novos projetos e com pessoas que acreditaram no que sei fazer e tudo deu certo na medida do possível. Os trabalhos foram:

SONOPLASTIA DO FILME NOITE AMARGA



Trabalho de sonoplastia do filme NOITE AMARGA de Val Rocha. Ele simplesmente estava na minha sala de aula de visita e viu um animatic sonoro que fiz de outro filme que da turma. E convidou-me para fazer o som do filme dele. Proporcionou-me liberdade criativa e deu tudo certo. Resultado: ele acabou ganhando alguns prêmios em São Paulo inclusive de melhor trilha sonora. Não curto muito filme tipo "Cidade de Deus", mas vale a dedicação dele que fez muita coisa por conta própria na produção do filme.

VINHETA HERCULA



Feita no início de 2008 uma vinheta com parceria com amigos Bruno Marinho e Dan Fervin. Abertura em Motion Design para a nova empresa chamada HERCULA. Ex-Siacom Design e Publicidade. Foi meu primeiro Motion e acabei usando tudo que havia experimentado nos projetos da faculdade. Eu acho que é até hoje a melhor coisa que já fiz na vida de todos os trabalhos que participei ou criei.

FILME ONÍRICO EM FINALIZAÇÃO



Esse é o antigo projeto que trabalhei nas locações em Búzios. Tivemos problemas sérios na pós-produção e demorei a resolvê-los por falta de tempo, mas agora para 2009 acho que tudo vai dar certo! Já esta editada e só falta correção de cor, tratamento das imagens e criar toda a malha sonora. Está andando esse projeto! Sem recurso algum.

VINHETA PARA POSSÍVEL PROGRAMA DA TV?



Esse foi o trabalho mais brilhante do ano. Nos primeiros dias de aula uma professora me perguntou o que eu fazia? Disse que era animação e uma garota no fundo da sala me contratou e me encomendou uma abertura de um programa de TV. Prazo de 3 semanas de animação ao mais próximo do full-animation (muitos desenhos). Com 21 anos uma garota com grana já era uma produtora de um possível programa de TV que ela estava produzindo sozinha. Trabalhamos brilhantemente e não aconteceu nenhum problema que ocorria com os egos no outro campus. Já nos primeiros meses na Barra as coisas já eram melhores. Liberdade criativa e o resultado bem despretensioso e com estilo especifico. Ficou bem legal no formato HDTV em que trabalhei o projeto.

TRABALHO DE STORYBOARD








Havia conhecido uma pessoa no curso de animação de stopmotion do animamundi e essa mesma esbarra por mim fazendo o mesmo curso de cinema. Ela me contrata para fazer um storyboard de um projeto de curta-metragem. Fiz o melhor possível e o segundo melhor storyboard que já fiz na vida!

SITE DE UMA PRODUTORA



Renata Guimarães é uma artista plástica brilhante que foi uma pessoa que trabalhou comigo na 2DLAB e agora está formando uma produtora de eventos chamada XIS CULTURALIS. Bem legal e pela amizade ela me pediu para fazer o site da produtora dela com os recursos que ela tinha. Não sou exatamente um profissional de website, mas sei alguma coisa com minhas limitações. Sites geralmente custam cada vez mais caros e tive que assumir de forma o mais profissional possível à criação desse. Mais uma vez uma certa liberdade criativa, mas com orientações do cliente do que gosta ou não. O site ficou bem interessante e bem diferente de sites que já vi na Internet
em 2008 onde a maioria tem as mesmas lógicas. O objetivo lógico do mesmo é passado e isso é o que importa. Espero que dê bons frutos no futuro.

Obs: Mas a Renata queria mesmo era um website em flash achando que isso é melhor que um website estático. Bom... cada um com seu cada um.

ESTÚDIO ANTRO







Um freelancer que surgiu meio inusitado e sem eu ter a mínima experiência foi o de "Editor de Vídeo Ao Vivo". Uma espécie de DJ de vídeo. Isso é mais ou menos uma forma de trabalho já comum em alguns lugares de São Paulo desde os anos 80 e internacionalmente o melhor trabalho nessa área é com o brilhante diretor Peter Greenaway com seu projeto Tulse Luper Suitcase. Bom... no meu caso foi de fazer uma apresentação de vídeo de um grupo de músicos que são donos de um Estúdio chamado ANTRO. Seria a comemoração de 10 anos do Estúdio em um teatro na Tijuca no Rio de Janeiro. Como foi minha primeira vez na vida nesse trabalho só pude fazer aos poucos e conciliar com a faculdade. Tive um arquivo de fotos e vídeos da banda e arquivos pessoais que tive que buscar para montar o que seria a narrativa da apresentação dos vídeos com uma mínima sincronia possível com as apresentações ao vivo da banda.

Por diversos problemas técnicos eu acabei chegando no meio do show no dia da apresentação. Não foi possível um ensaio com os vídeos para eu poder averiguar e testar a forma da minha apresentação com projetor ao fundo do palco. Para piorar no dia de fazer o vídeo e ir para o show foi um caos e acabei chegando no meio da apresentação. Por acidente acabei desligando o fio dos microfones de gravação do tecladista e do acompanhamento do baterista na música do outro baterista da banda Barão Vermelho cantando. Ironia que tenho um personagem dedicado a ele. Acho que foi o momento em que fiquei mais nervoso na vida. Não conhecia ninguém direito no evento e ainda tinha que passar o vídeo que ninguém viu e ninguém aprovou ainda e que nem a banda podia ver, pois tinha que tocar na hora em que eu apresentava e fazia uma “edição ao vivo” bem precária. Mas com o inconivente de uma música e o problema técnico que causei o resto parece que deu tudo certo e foi ótima a apresentação. Excelentes músicos e apresentações divinas. Na verdade eu percebi na pele que a função de músico no palco não é diversão e sim trabalho mesmo. Cada um deve se preocupar com sua parte e fazer o seu melhor eu comunhão com o grupo que são o resto dos músicos. Eu no palco e atrais de uma caixa de som não curti nada do show, pois só podia me preocupar com a edição. Quando acabou eu estava absolutamente banhado de suor e me escondi em um canto para não fazer mais merda alguma. É "fogo" estragar uma apresentação de um show de pessoas que você nem conhece direito. No final acho que deu tudo certo, pois o público do show achou maravilhoso e parece que foi legal! Isso é uma coisa que nunca vou saber. Os vídeos que fiz (trabalho de primeira vez) concentrei-me na narrativa das músicas da banda e apresentação das imagens de nostalgia da banda. Valeu a experiência e se algum dia houver outra oportunidade para isso já vou saber exatamente o que é possível e não é possível. Obrigado e parabéns ao Estúdio Antro.

CURTA ERÔTICO JUMBOKAT



Um curta-metragem que me pediram de teste a anos atrais. Há muito tempo uma pessoa de um site me ligou querendo que eu fizesse curtas-metragens animados com temas eróticos. Disse que não sabia muito bem fazer isso e que poderia criar um filme como teste para ver se era de agrado ou não. Na época o “cliente” não entrou mais em contato. Deixei o vídeo para o passado. No lixo mais especificamente. Anos depois na faculdade um amigo liga para mim e me pede um filme animado erótico que um outro amigo dele gostaria de ter para um suposto festival de animação erótica. Resolvi usar o filme que estava no lixo e criar um final decente inspirado no filme “Gênio Indomável”. O resultado ficou bem legal. Usando técnicas de outros curta que experimentei na faculdade. Não ganhei nada no festival mais o resultado ficou legal! Estilizado! JUMBOKAT é o nome do filme.


SOBRE A BARRA DA TIJUCA...


A house is not a home.


Sim. É isso mesmo! Ainda estou vivendo temporariamente na Barra da Tijuca. Talvez por pouco ou mais algum tempo. Agora já não sei mais. Meio surreal sair de uma cidade atualmente ridícula como São Gonçalo para ir viver, por motivo de trabalho, na “chic” Barra da Tijuca. Quando era criança minha família sempre ia para a praia da Barra... então acho que desde a novela “Roda de Fogo” (nossa eu tinha 6 anos!) onde acho que existiam alguns personagens que viviam na Barra que eu definitivamente já conhecia alguns lugares de lá. O tempo passou, sempre achei a Barra bem bonita mais muito distante de minha realidade. Sempre achei que o Barra Shopping seria o melhor shopping do Rio de Janeiro. Ainda acho! Moro de aluguel, pois viver bem na Barra é mesmo para pessoas com $$$. Moro com uma senhora que cuida de quase 10 gatos. Eles não entram de jeito algum no meu quarto. Hoje não suporto Gatos. Já não gostava antes e agora detesto. Gato não toma banho se limpa com saliva. Que merda! Cheiro de gato em quantidade múltipla é um nojo! Os velhos são sábios, mas por outro lado criam umas manias horríveis para superar algumas frustrações de suas vidas.

Outro motivo de viver na Barra é que fui terminar a faculdade de CINEMA lá. Bom pelo meu planejar de orçamento e tranqüilidade de trabalhar perto e estudar perto e deu tudo certo, até agora. Praticamente eu ir para faculdade e trabalho de bicicleta. Vantagem melhor eu não encontrei. Mas isso me fez muito bem e renovou muito minha pessoa só pelo fato de sair da turma egocentrica e insuportável do outro campus da faculdade. Sai do Rebouças para a Barra de corpo e alma. Conheci gentes novas e 10 vezes mais interessadas de fato em cinema ou em trabalho do que no outro campus. Praticamente a maioria de cinema da Barra ou são pessoas de bairros de classe média que gostam mesmo de cinema e vão porque curtem mesmo ou de pessoas com grana que acham que podem trabalhar com algo que curtem que, no caso, é cinema. Então são pessoas que vão de noite para a Barra porque curtem mesmo cinema e não na outra que tudo é só motivo de fazer uma faculdade mais ”fácil” e ver no que sai dessa experiência. Conheci gente que conhecia quase nada de Cinema e ainda nem assiste filmes. Bom... Dane-se.

Minha experiência na Barra fui um ano de muita felicidade 90% em comparação com o Rebouças de 40% de felicidade. Praticamente eram mais conflitos de saber ou não saber e achar que sabe e não saber nada. Foi uma Merda. Depois de em uma aula eu chegar estressado e ver gente (os idiotas) apresentarem o mesmo trabalho que eu havia apresentado e a professora achar o máximo na versão deles por serem carismáticos (todo carismático é idiota) eu me enfureci e me defendi. Já estava fazendo um sacrifício de continuar naquela turma por ser fiel à mesma e depois disso resolvi sair. Outros motivos de conviver com aquelas caras e bocas novamente com pessoas que acabaram se tornando mais chegadas. É uma futilidade de convívio social ridículo. Resolvi sair.

Na Barra, eu comecei a ver, no inicio do curso, os mesmos problemas peculiares e não os grandes problemas. Daí percebi qual o grande problema comigo. Eu saber fazer coisas, demostrar isso para poder ajudar e as pessoas se sentirem meio que inúteis por não entenderem certas coisas que eu falo ou como eu falo. Isso cria um extranhamento e distancia em alguns e aproximação de outros que se interessem em trabalhar com o que sei fazer ou falo. Eu só sei fazer o que sei por não perder tempo em minha vida com futilidades que não me acrescentam em nada e por gostar muito do que faço. Eu adoro fazer o que faço hoje. Adoro mesmo. Faço realmente o que gosto até agora. Só falta-me $$$ para fazer muito mais coisas. A vida é uma só e só existe mesmo dois caminhos nela. Um é você curtir a vida e o outro é você tentar fazer o que você sonha. Não dá para fazer os dois ao mesmo tempo. Isso eu descobri aos 6 anos e fui redefinido aos 10 com pressão de minha mãe de ser obrigado a trabalhar quando fizer 14 anos. Sendo que 14 anos nem é tão cedo assim. As pessoas antigamente começavam a trabalhar bem cedo. A maioria. Hoje é que existe essa geração fútil e de merda que fica com dinheiro do papai se contaminando com gente merda e fazendo merda o tempo todo. Daí quando começa a ficar velho vê que não sabe fazer nada e que não prestar para nada importante. Para quem tem $$$ o filme “ Garotos de Programa ” é uma ótima referência.



Para quem não tem $$$ o filme "Piratas do Vale do Silício ” é uma ótima referência.



Descobri na faculdade as piores formar de "ego de pessoas" que se acham o máximo. E na verdade descbri pessoas que nem terem muita noção do que estão fazendo e para o que estão fazendo. O problema de faculdade, que assisti, foi o seguinte: Professor realmente é um "frustrado" por não ser o grande influente na mídia ou história como gostaria de ser. Mas até ai tudo bem. É melhor ser professor e falar do que gosta do que gostar muito de algo e ser o que não tem nada à ver. É melhor estar próximo com o que mais gosta na vida. Professores não são criativos. Só reproduzem o que aprenderam em livros ou por alguns superiores em alguns trabalhos do passado. Passam esse conhecimento para os alunos e os alunos usam esse conhecimento como verdade. Única verdade? Os alunos correm o risco de aprenderem a não pensarem e desenvolverem suas próprias formas de fazer as coisas. Passam a vida sem fazer nada por acharem que não sabem fazer nada e acham que numa escala de 100% precisam de um “professor” para ensinar como se faz algo. Nisso quem aprende acaba se limitando em pensar que só existe essa forma de fazer as coisas e quem não faz assim ou não sabe fazer assim não possui valor algum. Praticamente os professores fazem mesmo "distinção de pessoas" e só seguem e entendem quem faz da forma básica que a maioria faz. Em três anos muito raramente vi pessoas aprenderem a pensar e desenvolver soluções próprias. Criarem. Pois quando isso acontece, quando as novas soluções batem de frente com o conhecimento “limitado em prática” dos professores o aluno, que ainda não é ninguém, acaba tenho que se defender contra os conceitos acadêmicos (covardemente) usados pelos... professores. Nisso começa o conflito. Ou seja... faculdade é um universo paralelo a vida real que já o testa para as merdas da vida. Só que na vida você não tem o luxo de repetir de matéria. Os que se dão bem na faculdade não são os geniais ou os bons alunos e sim aqueles que seguiram o sistema da faculdade. E com isso fazem trabalhos do agrado dos professoras. Aquela "frustrados" que mencionei. Quando se sai da faculdade o lance é diferente. Será que você e seu trabalho serão GRANDES? Será que você será GRANDE. Nisso o aluno entra em outro universo mais caótico que se chama BRIGA DE CHACHORRO GRANDE.

O pior é que os Ícones Pop do Brasil atualmente são um LIXO! Influência para os estudantes e jovens. Eu amo minha época atual, mas os ícones estrangeiros são maravilhosos enquanto os do Brasil... Bluurrrrrr!!!! O país da muito valor a formadores de opinião babacas. Ou aqueles que não tem coragem de defender uma idéia. Veja a coitada da Regina Duarte com a eleição do Lula. Quase se machucou! Cadê Glauber Rocha? Cadê Renato Russo? O Lobão podia FALAR MAIS ALTO na TV? Cadê Ed Motta? E os que eram grandes no passado hoje em dia estão aposentados. É frustante esse país. O Brasil não olha para o passado e quem não re-vê o passado não vê futuro. Brasil só vive o agora e não tem lembrança. Quem vive só o agora se ferra agora e amanhã. E as violências de hoje são só as merdas que as grandes mídias jogaram para a população que hoje estão se voltando contra. Só é revoltado com a violência quem tem comida para comer todos os dias sem precisar fazer um impossivel e absurdo esforço. Não existe mais inteligência e sim intelectualismo. Agora é vida ou morte! Termino a faculdade ainda achando minha geração um BOSTA! E outra coisa que deixo no ar... Já pensou porque um realmente grande diretor e produtor de filmes não dá aula em faculdade?

Tão pouco para muito trabalho e uma garota perdida e com muito talento!




Minha nova turma na faculdade de inicio foi bastante amigável e logo de cara fui obrigado a me integrar na turma para poder participar dos novos projetos que no caso eram produzir dois curtas-metragens com apenas uns 18 alunos. Sendo que com freqüência mesmo apenas uns 10. Bom os professores são bem espertos de colocar dois filmes para uma turma pequena não é mesmo? Resultado: a maior parte da turma inteira teve que ajudar na produção dos dois filmes do zero em 5 meses. Uns assumiam alguma função em um filme e outra função eu outro filme. Lógico que já passando por essa experiência no antigo campus sabia que algum filme ia aos poucos sendo deixado de lado pelas atitudes do diretor que for menos carismático ou preferência mesmo de da maioria. Um filme se chamava O INTERCÂMBIA de Isabelle Swartz e outro se chamava BEER de Sônia Martins.



Isabelle era uma garota vinda da Alemanha a qual eu quase me apaixonei por pressão de outra amiga (que era amigo) em comum. Minhas primeiras intenções como novo na turma era de entregar um portfolio meu para cada diretora e mostrar o que sei fazer e o que posso ajudar para elas escolherem. Colocaram-me como Assistente de som em um filme e Diretor de som no outro. Em um filme fiz a assistência totalmente subalterna do amigo Diretor... o que ele manda-se eu fazia. E outra fiz a estratégia de som do meu modo e não como a faculdade porcamente ensinou. Afinal o cinema brasileiro não se preocupa muito com o som. Então foi o meu pretexto para experimentar e planejar tudo para o que eu faria na finalização.



O trabalho de som só foi importante no filme que dirigi o som na captação nítida das vozes. O resto eu faria em estúdio. E o resultado ficou ótimo como planejei. No filme da Isabelle por ela ser alemã e eu ver um certo pré-conceito por ela não saber se expressar 100% bem em português e por nunca ter dirigido um filme eu resolvi ajudar com os problemas que estavam existindo na turma. De ninguém conseguir entender o que ela queria com o filme já no roteiro e decupagem.



Resolvi o problema, que não foi 100% aceito pela turma através de um storyboard. Sabia que se eu perde-se um tempo com a diretora e ela me ajudasse a passar o que ela queria com o filme para o storyboard todos da sala entenderiam exatamente a lógica do filme dela. Deu certo. Uma virada de noite planejando o storyboard e mais de 80% dos problemas deveria ter se resolvido. Mas pela turma só se basear nas formas que os professores ensinam de ficar preso a decupagem ainda o storyboard só ajudou quem realmente entendeu. O maior problema nos dias de filmagem foi à diretora de câmera e foto.











Mas tudo deu certo nas filmagens e foi a melhor experiência em set de gravação que tive na faculdade. Atores mais velhos, uma produtora atriz da Globo que foi brilhante e uma equipe muito exemplar. Inclusive e novíssima e obcecada diretora de arte Lorrana que fez incrivelmente um ótimo trabalho. Montou divinamente um cenário do zero com sua própria equipe. Muito bom. Equipe e Diretora de arte. A garota chegou a ponto de ter paralisia facial por trabalhar em tantos filmes ao mesmo tempo. É fogo! Mas hoje ela já esta bem! Muito bem!











No filme Beer da Sônia foi um pouco diferente. E esse diferente que me fez querer ajudar e tentar fazer o filme ficar melhor que o unânime favoritismo O Intercâmbio. A maioria dos "cabeças" da turma criticavam as atitudes desleixadas de Isabelle (primeiro filme dela no período de filmes finais do curso), mas mesmo assim preferiam o seu filme e praticamente deixaram de lado o filme Beer.















A Diretora do Beer além de ter que ficar ajudando na produção (nas gravações) no filme da Isabelle teve que 80% produzir e organizar a produção do Beer quase que sozinha. O resultado é que a Sônia foi a mais organizada e que fez o maior trabalho para fazer seu filme. E conseguiu fazer muito bem. O grande diferencial é que essa diretora sabia o que queria em seu filme. Sabia muito bem. Enquanto a outra não tinha muita certeza e só fazia o que achava certo, pois seu filme era (como eu vi fazendo o storyboard) muito simples de ser feito, trabalhoso de se produzir, mas muito fácil de ser gravar e captar.









No filme Intercâmbio os maiores problemas eram a direção de atores com quase 14 senhoras de idade e as produções de locações. Mas a equipe disso fez um ótimo trabalho. Tudo gravado de dia. Enquanto o filme Beer era tudo de noite numa rua que tinha transito e lugar muito pequeno. E o pior... 4 madrugadas seguidas. Das 19h até 7hs da manhã. Como tinha que captar som era obrigado a ficar esperando cada cena de diálogo e o pior... não tive como ter folga no trabalho. Resultado disso: PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA FIQUEI SEM DORMIR LITERALMENTE POR 4 DIAS SEGUIDOS.







Acordava de manhã e ia para o trabalho, saia do trabalho e ia para o SET de filmagem. Depois, já de manhã ir para o trabalho e depois volto para o set de filmagem. Isso por 4 dias seguidos. Bom já tinha ouvido falar que se uma pessoa ficar dois dias sem dormir morre. O que vi é que não morre e sim fica exausto mesmo. O corpo não agüenta até certo limite e meu limite não foi de 4 dias. Até ai tudo bem, pois estou recuperando esse sono até hoje. Na semana de Natal e ano novo eu quase não sai da cama. Fora meses antes que em dia de feriado ou folga eu recuperava o sono. A única perda que vi nesses 4 dias acordado foi a seguinte. Se corpo agüenta ficar trabalhando por 4 dias sem dormir, mas seus pés não. Seus pés não agüentam mais o peso do seu corpo. Acabei perdendo a sensibilidade na ponta de um dos dedões do pé. Mas hoje, depois de uns 7 meses já esta voltando ao normal .







Nas gravações do filme Beer foi tudo brilhante. A diretora soube fazer e captar o que queria. No caso da Isabelle teve alguns problemas depois, mas tudo deu certo no final. Depois de muitas criticas a ela deu tudo certo. Não curti muito o resultado do filme final, pois teve muita intromissão de gente que não sabe fazer filme e o mesmo ficou um pouco morto, mas conhecendo a Isabelle do jeito que conheci pude ver que ela tem muito talento e sua cultura alemã trás muita vantagem para ela. Pena que ela esteja se contaminando pelas merdas do Brasil. Mas é a vida! Pelo menos pude ver que ela sabe construir uma obra qualquer. Desde música até filmes.



E ela é muito inteligente. Insegura um pouco mais muito inteligente. Mesmo isso não foi motivo suficiente para eu investir alguma paixão por ela, pois já prevemos as merdas que iriam acontecer. Tornou-se uma amiga distante pois agora ela não mora mais na Barra. Tentei e sai fora! Não insisti! Enorme, linda e não faço idéia do porque eu me deparar com uma garota na Barra na minha nova turma com quase mesmo nome que a outra do Rebouças.

Um formador de opinião que se superou e deixou de ser um popstar.




Como novo “cidadão” da Barra da Tijuca e com uma Bike, no início, eu ficava de noite, depois da faculdade, passeando e conhecendo cada canto no bairro. Mas especificamente andando pela praia em um domingo chego a ser convidado, do nada, no meio do caminho, por três garotas lindíssimas (pena que muito novas) para ir assistir ao “show” do Ex-Raimundos. Isso mesmo! Só que em uma igreja que possui uma estética conceitual de SURF? É isso mesmo! Uma igreja mais ou menos de Surfistas. Bom! Já tinha ouvido falar dessa igreja e achava ridícula a idéia. Mas como não estava fazendo nada resolvi entrar e ir a tal igreja chamada BOLA DE NEVE. (???) Entrando o que vejo? Tudo bonitinho, arrumado e super organizado. Somente mulheres lindíssimas e só homens musculosos. (???) Ok, a maioria era assim. Era o pessoal que mora na Barra. Local lotado eu fui guiado por umas garotinhas para sentar e ficar assistindo ao show do Rodolfo. Bom... o que vi foi o seguinte: não tem nada de igreja de surfista. É uma igreja que fala a palavra normalmente como todas as outras, mas para uma linguagem para “jovens esportistas radicais”. A conotação e idéia são as mesmas só que a roupagem é criativa. Achei legal tudo que vi mas... ainda não gosto de igrejas. Mas a idéia é ótima. Lugar sereno e super tranqüilo de se freqüentar e parece que o pessoal da Barra, totalmente de playboys e descontrolados, precisa muito disso. É muito bom para eles. Um ótimo lugar para quem precisa. Melhor que ficar afundado em vícios tóxicos.

O show? O que vi foi... sempre achei os Raimundos uma banda formadora de opinião de péssima influência. Praticamente uma banda que ajudou a criar esse nova forma distorcida de valores que existe hoje nos jovens e que estão se tornando adultos. A banda tem uma idéia original em seu estilo, mas é uma merda de influência por ter letras patéticas. Sim eu gosto de "fuder" mas ficar falando isso em música de uma forma fútil faz com que o assunto perca o sentido de respeito do direito de falar ou não. O assunto que era informal passa a ser formal e sem distanciamento do vulgar. Fazendo com que o mesmo vire expressão em locais impróprios. É o sentido de educação que estou falando. Louco é aquele que manda a própria mãe “tomar no @#&*” não é mesmo? Pois não esta tendo respeito pela própria mãe. Pense sobre isso. Não estou falando que eles disseram isso mas a conotação de impacto com a mensagem é a mesma que você está tento agora. Ou você xinga a sua própria mãe?

O que pude analisar pelo Rodolfo e pelas suas próprias palavras é: ele está bem e ótimo. Se sente muito bem. Por ele mesmo se ainda estivesse no Raimundos provavelmente já estaria sendo um ícone morto de overdose ou ainda falando merda através da mídia brasileira. Pelo que vi ele realmente conheceu a palavra cristã e resolveu sua vida e parece que esta bem resolvido e se arrepende do que fez no Raimundo. Acha que era uma boa banda, mas a mensagem era errada. Bom... para mim não precisava chegar ao extremo de acabar a banda. Só precisava se re-formular, mas se ele achou melhor e esta bem com sua nova proposta que bom para ele. O show foi legal e eu achei ótima a experiência de ver o Ex-Raimundos em uma igreja! Boa sorte para ele. Muito bom! Isso também foi uma ótima e última atitude PUNK. Os Pistols que o digam quando voltaram por dinheiro!

O mestre surreal aparece em minha faculdade sem avisar.



Surreal é uma vida numa faculdade que não sabe muito bem ensinar a fazer filme e sim ensinar as regras de como se faz um filme. Junto a isso e no meio disso um homem também dono do surreal faz uma apresentaçãoe aparição. Meio que sem muita divulgação da faculdade e da mídia. DAVID LYNCH esteve na Estácio de Sá. Soube sobre esse evento do nada no site da faculdade e avisei meus amigos próximo que também gostam do diretor o mais rápido possível. Por complicações bancárias eu mesmo quase não vi a palestra que o mestre fez. Lynch veio na Estácio para apresentar seu livro e nova maneira de ser criativo através de uma nova “espécie de religião de concentração e meditação”. Eu entendi sobre o tal assunto, mas me preocupava mais com o que ele tinha a falar sobre cinema. Concordei com tudo que ele falou que é praticamente as mesmas coisas que ele falou na imprensa e mais uma vez comprovei que cinema Brasileiro é um LIXO. Muito poucos diretores sabem fazer cinema de realmente ficção e entretenimento. Entendi e realmente vi, através de Lynch que minha mentalidade sobre cinema está correta desde antes de entrar na faculdade. A única novidade do diretor seria que ele também concorda com a morte da película. Ele é a favor das novas tecnologias. Não entrou em detalhes obre as conseqüências disso, pois ainda são imprevistas, mas ele é totalmente a favor do digital. Depois disso... não fez sentido ficar para assistir ao Donovan. (?) Sim... o Donovan também faz parte da tal “religião” mas nunca curti esse músico, apesar de sua extrema importância. Ele fez uma apresentação estilo Roberto Carlos depois do Lynch. Quando acabou a palestra que me interessava eu tive que sair correndo para entregar um projeto para um cliente. Que também até hoje não prestou para nada. Mas valeu a pena ver o David Lynch. Oportunidade única que incrivelmente a Estácio proporcionou aos seus "elitizados" alunos em segredo quase que absoluto.

A volta dos que foram mesmo!


Por dificuldade de arquivos para meu trabalho de Direção de som na Barra tive que voltar ao Rebouças para verificar os arquivos de som que existiam lá. Como imaginava um campus do mesmo curso tem mais arquivos do que o outro. Já não me bastava isso... existe uma rivalidade entre campus do curso de cinema. Aproveitando assisti aos filmes da minha turma antiga. Filmes como ficaram como imaginava e que não precisavam existir. Um ficou bom na fotografia e o outro meio Mad Max é um Lixo. Parece um clipe do Jota Quest fase “Oxigênio”. Um diretor que nem quer fazer cinema de fato. Bom... problema da faculdade. Como tinha dito... “ego demais por se achar demais e não saber fazer. Ser idiota de achar que esta na faculdade para só aprender como se faz”. Faculdade é para aprender a pensar e não só prender como se fazer. Você pratica o que você pensa e teoriza e não só o que você aprende. Pois realmente até um macaco pode fazer cinema se for ensinado. Mas ensinar ao macaco a "pensar bem" é complicado. Resultado da turma: eu sai faz um ano e quando volto vejo praticamente que a mesma não mudou nada. Continuavam na mesma mediocridade. Alguns se salvam na turma mas no geral continua a mesma coisa. E a conclusão é que foi a melhor coisa que fiz saindo para outra turma. Incrível! E eu nem queria entrar em faculdade alguma.

Cada vez mais aprendendo a finalizar.

 


Voltando ao filme Beer, que agora se chama BIER... A diretora Sônia me ajudou na finalização do filme dela. Eu também achei bom ela, junto comigo, se preocupar para definirmos como deveríamos finalizar o filme. Pedi para que o filme não fosse finalizado na faculdade, pois já sabia da forma de finalização e forma de edição que nunca concordei. Nos primeiros períodos editar fora não é possível, mas depois sabia que era permitido então... exigi que fossa fora se não eu não faria nada de importante. E como a diretora queria que eu finalizasse então fizemos a pós-produção do filme fora da Faculdade. Resultado 99% como o esperado.



Ainda vou ter que fazer uns ajustes mínimos depois do dia 5 de janeiro. Mas tudo deu muito certo! Ficou ótimo para a proposta do filme e ficou melhor que o outro filme O INTERCÂMBIO. Bier ficou um filme experimental, divertido e o mais próximo do profissional possível.
A ficção entretenimento funciona.

E no final de tudo sou obrigado a virar escritor dos bons?



Minha monografia na faculdade de chama IMAGEBOARD. Por já desconfiar dos métodos acadêmicos desde a matéria anterior ao TCC eu perguntava a professora qual o sentido de no curso de cinema ao invés de eu fazer um filme final meu ser obrigado a planejar um suposto “livro” teórico sobre cinema. No último período, ao qual não fui preparado para tal, tenho que me tornar um escritor de assuntos teóricos para concluir o Bacharelado de Cinema. Não faz sentido! Não tive instruções e avaliações desde o início de formação de texto, literatura ou Português avançado para ser avaliado como um bom escritor por normas patéticas criadas por catedráticos que não são ninguém na história da humanidade para eu “pagante de mensalidade” ser avaliado como escritor no mesmo nível de um catedrático. Eu faço curso de Cinema e deveria fazer filmes e não escrever livros. Resposta acadêmica dos meus professores foi que Monografia é para formação de Grau para aqueles que um dia se quiserem continuar o curso acadêmico e talvez virassem professores. Mestrado e Doutorado. E se eu não quiser ser professor? E sim cineasta! Entrei na faculdade para isso!

Resultado... Não consegui fazer nada da minha monografia na primeira prova. Não estava seguro do que escrever. Resolvi me definir mais e visualizar mais o que eu queria escrever. Tive que criar uma mentalidade de como formar um livro. Uma maneira de formar texto acadêmico. Sem contar as formatações ridículas que se eu não souber usar o PROGRAMA DE COMPUTADOR WORD acabo não fazendo direito. Sou avaliado por uma formatação de um programa que não fui ensinado a usar e sou obrigado a ser muito bom nele. Eu sei que a vida é uma merda, mas é pior ainda saber que eu pago para ser pressionado. Bom... conseguir terminar a monografia 99%. Agora são só alguns ajustes de correções que devo entregar, pois isso acaba ficando em uma Biblioteca Pública. Quem lê monografias nesse mundo? Monografia deveria ser exigido para quem faz cursos que usem sua estrutura de texto. Como por exemplo, curso de Letras. Sinceramente se um dia eu tiver que me gabar por ser catedrático vai ser o fim de minha criatividade. Se eu ainda tiver alguma.

E mais uma prova de que esse país é uma palhaçada... Mudaram algumas formas da ortografia. Os catedráticos criam formas sem sentido por vontade própria e criam o Português Brasileiro. Quem entende bem isso vai entender, se for inteligente, o que eu vou dizer agora: alguém no Brasil escreve ou tem autonomia de dizer que escreve corretamente? Não, pois Português Brasileiro nunca existiu! Um língua que muda o tempo todo desde que Ele era escrito como Elle é um país patético, "intelectualoide" e metido a besta. Com inveja e sonho até hoje de ser como os USA. Grande coisa o OBAMA! Mesmo não sendo a pessoa perfeita sou mais a favor da Rainha de UK! Ela que está certa! Não esta nem ai para política mundial! Alguém já viu a Rainha da Inglaterra se manifestar para alguma coisa no mundo? Mas ela tem $$$. Crise é para quem vive “bajulando e dependente” dos USA. Esse é o grande mal do capitalismo. Noel Gallagher uma vez quando foi na campanha de Obama disse o seguinte: "Não entendo até hoje porque eles pensão que estão elegendo o presidente do mundo!". Ortografia, Cultura, Cinema, TCC, Política, Nova ortografia. Se você pensar bem esse país chamado Brasil é uma piada de mau gosto dos Portugueses que é o país mais fraco da Europa! Mas pelo menos os Portugueses são mais tradicionais que nós! Eles têm seus valores. Não tenho nada contra a ortografia de Portugal, mas a Brasileira é uma bosta! Ops! Português do Brasil nãoo existe pois não se define nunca. Existe sim Português de Portugal. Esse sim merece respeito obsoluto. Desde criança muitas coisas para mim não faziam sentido!

Obs: O curso de cinema que estou me formando muda a partir deste ano de 2009. Os que eram em 3 anos agora são em 4 e não existe mais monografia e sim terminar o curso com um bom filme. Agora a faculdade ficou, aparentemente, perfeita. E você ainda acha que o que falei não tem coerência?


SOBRE AS COISAS PESSOAIS...

No Animamundi 2008.



Nesse ano de 2008 mais uma vez consegui entrar para o seleto grupo de pessoas que podem ter o luxo de fazer o workshop do animamundi. Dessa vez eu só fui mesmo por ir. Nem tinha muita idéia do que me acrescentaria e nem sabia muito sobre a palestrante. Mas ter workshop com profissionais do estrangeiro é sempre bom. E esse “evento” é a melhor coisa do animamundi sem dúvida. Fora os outros que são só papo furado que daqui alguns anos qualquer pessoa que assistir nem vai se lembrar. Bom! O estranho desse ano é que eu estou quase “fora” do meio de animação como antes. O meio do Rio que produz filmes próprios na maioria das vezes sem nenhum lucro financeiro. E nesse workshop me senti meio que distante. Eu via pessoas que eram meus chefes e principais influentes e estava na mesma sala como, dessa vez, quase uma pessoa de igual para igual. O quase é porque ainda não cheguei onde quero. Mas o estranhamento era o seguinte: eu não estou em sintonia de opiniões sobre os mesmos gostos que todos ali. Cada vez mais filmes adultos e não infantis são de mau agrado. Cada vez mais eu gosto da linguagem de cinema de animação e menos de infantis. Lógico que ainda admiro filmes infantis, mas minha visão de filmes agora é mais diferente ainda que antes. Não sei bem como explicar mais para mim filmes como Akira, Coraline, Chihiro, Belleville ou até Persépolis são mais importantes. Fora o fato de estar adorando aprender coisas novas no mercado de publicidade. É outra mentalidade. É uma visão literalmente de arte comercial. O curso workshop foi ótimo, mas não para o que eu queria aprender. Não sei mais como conviver com o pessoal do mercado de animação do Rio. Não sei nem como conversar ou discutir, pois é muito distinto o pessoal de publicidade com o pessoal de animação. Nem sei mais como tratar. Estou perdido em relação a isso.

Outro curso de StopMotion?


Nas férias da faculdade, no meio do ano eu resolvi entrar um outro curso de stopmotion. Sinceramente o curso foi péssimo. Era mais para pessoas que não sabiam nada de nada e eu particularmente não gostei muito da forma didática do curso, mas uma coisa me fez assistir as três aulas. A professora era fantástica e maravilhosa. O resultado do meu trabalho... Tosco! Eu sei! Mas a professora era ótima! Monstruosamente Linda! rsssss

Minha mãe vai para a Espanha de um dia para o outro.



Uma coisa importante para me influenciar foi minha mãe, do nada, resolver de um dia para o outro que no final de suas férias visitaria minha prima na Espanha. Não sei como conseguiu retirar o passaporte bem rápido e resolver a viagem e ir. Tenho uma prima que vive em Valencia com o marido e 3 filhos. O importante mesmo era minha tia ir visitar sua filha, mas por problemas de saúde (Hemodiálise) não tinha mesmo condições então minha mãe resolveu ir do nada. E foi ficar na Espanha por uma semana.









Nem me preocupei, pois desde pequeno minha mãe tem manias de viajem. Desde pequeno era obrigado e viajar com ela, pois era apenas uma criança e já viajei muito com ela. Hoje não tenho mais saco. Geralmente quem gosta muito de viajar é quem não faz nada. Não produz com a mão na massa mesmo. Prazer do fazer mesmo. Não faz absolutamente nada produtivo para si mesmo ou para alguem. Eu acho que são pessoas que tem vidas muito normais e usam viajem para justificar alguma possível aventura de vida. Mas na verdade acho que é por não terem nada para fazer em grandes momentos de folga que resolvem viajar. Não tem graça conhecer lugares novos por curto tempo e sim viver e absorver uma cultura por um bom tempo. Não é simplesmente viajem.









Eu, por ter viajado muito com ela, resolvi que para mim é muito mais divertido fazer um filme ou compor uma música do que ficar a toa em um lugar distante de sua casa. A não ser que alguém queira muito minha companhia eu vou se não tiver fazendo nada. Mas ao contrário eu sou do tipo que sempre cria algum projeto para fazer. Eu realmente adoro produzir. Resultado de minha mãe na Espanha? Ela adorou e como sempre parece que ela foi só na cidade vizinha e voltou. Na realidade ela foi para a Europa viver por uma semana como os Europeus e não para turismo. Uma semana? Dúvido! Menos mal! Eu viajaria para isso também? Acho que não! A não ser UK. Em UK meu objetivo seria sugar a cultura do país inteiro. Da Espanha pedi que ela trouxesse revistas de cinema de lá e é outra coisa... No conteúdo não tem nada á ver com Brasil ou USA. Filmes espanhóis que nunca vou assistir. Trouxe um pacode de escova de dente, que são as melhores que usei na vida. Perfume e outros presentes para conhecidos. Uma semana nem tem muito o que contar né?



Obs: É hilária a filha de minha prima correndo no fundo de uma das fotos igual ao Tintim.

A irmã mais proxima de minha mãe faleceu.




A irmã mais próxima de minha mãe faleceu. Minha tia já fazia hemodiálise há algum tempo. Todos sabíamos que uma hora ela não agüentaria. Minha tia foi o tipo de pessoa que curtiu a vida infelizmente fazendo muita coisa “errada”. Quase com 66 anos ela se foi com muita história para contar que não pode contar e uma forma de vida que falava na cara de quem quisesse o que pensa. Hipocrisia não existia com ela. Ela foi à pessoa que acreditou em mim quando pequeno e obrigou minha mãe e me colocar em um curso de desenho. Ai m inha mãe me coloca em um curso de História em Quadrinho. Minha tia sempre achou que poderia me dedicar ao desenho. Se não fosse ela acho que nem estaria desenhando ainda. Minha mãe queria que eu fosse militar. Se eu fosse militar hoje não faria absolutamente nada do que faço e seria só mais um encostado na grana do governo. Com uma familia idiota e vivendo os finais de semana regados de churrascos, novelas e cervejas. Foi o terceiro enterro que fui. Só que dessa vez foi mais forte, pois era uma pessoa muito próxima. Mas dessa vez um fato para mudar minha noção de vida... Eu tive que ajudar a vestir ela. Sabe o que é vestir sua própria tia falecida? Quando você, que estiver lendo isso, tiver que fazer o mesmo com um parente vai entender o impacto. A sua vida vai mudar! Se você já fez sabe do que falo. Não vou sentir saudade de minha tia doente e sim dos momentos que ela falava pelos cotovelos com saúde. Momentos de viagens em família. Ela era muito chata, mas era uma pessoa que me conhecia bem e era um membro importante da família a maior amiga de minha mãe. Ele era muito importante. Hoje minha familia, mais chegada, no Brasil, se reduziu a 3 pessoas. Existe na Espanha mais uns 4 ou 5 membros novos, mas é outra familia dentro da minha família. Fiquei muito triste e que seja um descaso louvável, pois a vida esta cada vez mais uma droga. Minha tia conseguiu se livrar das monotonias da vida. Eu sou obrigado a seguir em frente! Retorno a falar que... A irmã mais próxima de minha mãe faleceu.

Obs: Isso é uma experiência importante e não as futilidades de um porre de bebida ou experiência com drogas. Isso é uma das porradas da vida na sua cara! Mas uma na minha vida!

SOBRE PASSADO E FUTURO...

Como serão as coisas daqui para frente?



Agora com o possível e de fato fim da faculdade qual será o futuro? Tive 3 anos para pensar e o último ano para planejar. É possível que nada dê certo mais prova que sei fazer alguma coisa eu já tenho comigo. E agora a decisão majoritária seria de tentar criar algo meu. Tomar um rumo. Tentar o que sempre quis. Uns 6 anos de site e 10 de animação e mais uns 4 de cinema mais ou menos. Acho que está na hora de tentar algo ou resolver se vou trabalhar só para os outros a vida toda ou trabalhar para mim mesmo. Ou acabar não trabalhando em nada do que sempre quis trabalhar. Fazer algo na vida ou planejar novos rumos. Não devo ter "mente aberta" para tudo e sim para o que acrescenta. Seguir em frente! Sem saber como será o futuro daqui para frente. Quem tem mente aberta para tudo tem também "cabeça de merda" para futilidades. Por isso as "cabeças de merda" não fazem nada na vida.

















Sim este Blog está no fim mesmo. Acho que sim! Vou poder ficar revisando todo o conteúdo desde 2003. O que no início era só escrever sem pretensão e preocupação hoje formar esse texto virou trabalho mais complexo. Eu mesmo tento corrigir e escrever cada vez melhor. Um simples Blog despretensioso virou uma complexidade de um escritor. Não quero isso, pois o objetivo do site não é esse. A função do Blog já foi cumprida. Agora são outros objetivos mesmo.

ESSE SÃO OS AMIGOS DA EX-SIACOM VIRTUAL



Estou planejando formas de trabalho e parcerias. Achar um modo de fazer uma própria produtora ou estúdio. Não sei ao certo. Algo que tenha á ver com Multimídia. Apresentar projetos de Filmes, HQs, Animações e Design. Também estou disposto a focar meus estudos de agora em diante em ser um Diretor de Arte (se possível). Mas não um diretor de arte de cinema e sim de propaganda. É uma nomenclatura de contexto diferente em ambos os mercados. Talvez planejar na volta da 2D Magazine de uma forma mais profissional e visando dinheiro mesmo. Mais enérgico. Não sei! Meu foco para 2009 gostaria que fosse diferente que todos os focos que tive até hoje. Mudar um pouco.

Hoje estou numa agência nova e que existe pessoas incríveis e ótimas. Mas não sei como vão ser as coisas. O futuro só a Deus pertence de fato!











Termino minha faculdade com duas das melhores imagens que consegui fazer em 2 anos com uma turma antiga que no final conseguiu ser ótima para esse trabalho.



Os melhores de 2008.


Nesse ano de 2008 destaco 3 títulos de "meios de consumo duráveis" que mais me influenciaram este ano. Desde livros até Dvds e outros...

3 FILMES:




NÃO ESTOU LÁ

Filme do diretor que considero o melhor saído do mercado de cinema de UK. Seu brilhantismo já se despontava em Velvet Goldmine e depois com o mais comercial Longe do Paraíso e atualmente com o excelente e criativo Não Estou Lá que conta de forma livre a história de vida e impacto artístico do genial Bob Dylan. O filme consegue ter as alucinações de interpretação de um filme de Felline e a densidade dos filmes clássicos de Hollywood em filmes musicais. Só que imagine isso com musicais flertando o Blues Folk e cantigas mais melancólicas. Fora às canções de Bob Dylan. Os atores que fazem as fases de vida de Dylan estão incríveis. Parece com o decorrer que você esta assistindo vários filmes completamente diferentes ao mesmo tempo. Brilhante.



TEKKONKINKREET

O que posso dizer? Black and White o quadrinho já era fantástico. Quando vi o mangá em uma coleção espanhola de um conhecido meu em 2001 eu falei: "Cara esse é o último grande mangá do Japão". 8 anos depois o filme dirigido por um americano que trabalhava no departamento de efeitos especiais de filmes como O Segredo do Abismo. O filme é adulto demais para uma animação... E isso é muito bom. Um filme meio poético com drama e violência. Os japoneses estão se superando cada vez mais. Não vejo a hora deles acabarem com os filmes de animação americanos.



MARY POPPINS


Um filme que tem mais de 40 anos e eu nunca consegui assisti-lo direito. Antes achava chatíssimo. Gostava mais de Julie Andrews em A Noviça Rebelde. Mas com a conclusão do curso de cinema é incrível como estou cada vez mais admirado por filmes americanos antigos de Hollywood. Esse é "Disneyano", mas possui o estilo dos filmes da Década de Ouro de Hollywood. Re-descobrindo Marry Poppins. É interessante que logo de inicio existe uma personagem dona da casa que canta uma música totalmente feminista. Isso em um filme da Disney em 1964.

Obs: Esse ano também assisti ao filme Bewolf em 3D no cinema e definitivamente gostaria que todos os filme daqui para frente sejam em 3D. Cinema 2D é uma bosta. Morreu para mim!

3 HQs:



THE ORIGINALS - SANGUE NAS RUAS


Quadrinho brilhante sobre a cultura MOD de UK. Uma versão moderna de histórias que foram reais na década de 50 e 60 da Geração Modernist UK. Seria nessa HQ uma história sobre os Neo-Mods? Essa HQ ganhou o Oscar dos Quadrinhos em 2005. Muito boa!



AVENTURAS DE UMA CRIMINÓLOGA


Não sei o que poderia falar muito dessa HQ. Barata que ninguém nem ouve falar e nem comenta. Não é popular, mas sempre está nas bancas do país. Quadrinho adulto. Bem desenhado e com uma narrativa visual digna de filme clássico americano. Fala sobre a monótona vida americana. Eu gostei do desenho e das histórias como HQ despretensiosa. Bem melhor que ler Batman ou Homem- Aranha.



AVENTURAS DIISNEY

Bom eu só ainda leio e compro, de vez enquanto essas HQ da Disney quando existe, graças a Deus, o estilo Italiano de traço e arte-final. Pode passar os tempos e essas HQ possuem quadros brilhantes e poses dos personagens maravilhosas de se inspirar. Histórias meio infantis bobas, mas vale a pena sempre.


3 LIVROS:




INTRODUÇÃO AO CINEMA INTERTEXTUAL DE PETER GREENAWAY


Esse livro, o principal influente de minha monografia. É uma publicação de um trabalho de mestrado de alguma faculdade de SP. Como nunca nem tinha lido ou visto uma monografia ou nem imaginado a forma como poderia fazer a minha me inspirei nesse livro com um assunto que gosto. E a forma como a pessoa pensou em formar este conteúdo eu usei. De início pareceu chato os exageros sobre Peter Greenaway mais com o tempo entendi o porque de tudo e achei ótimo o livro e a influência. Não que eu tenha chegado ao nível. Muito longe, mas me ajudou muito.



A ARTE E CIÊNCIA DA CRIATIVIDADE

Livro essencial para pensar minha monografia. Como e porque existe a base da criatividade humana. Como se estrutura e como se executa. Totalmente cientifico para o assunto e me ajudou muito o ano todo para formular o que eu pensaria e como criar a estrutura de minha monografia. Claro que com as intervenções da professora tudo ficou mais objetivo e só assim consegui fazer. Mas... valeu muito a leitura diversas vezes do mesmo livro.



QUADRINHOS E ARTE SEQUENCIAL


Minha monografia falava da importância do storyboard de uma forma mais detalhada. Esse livro de Will Einsner é uma grande obra de como as fazer arte seqüencial em quadros desenhado um seguido do outro e contando uma narrativa visual. Isso foi à base para meu trabalho. Precisava me distanciar da linguagem de Quadrinho para o Storyboard, mas acho que consegui chegar a onde eu queria e onde a pessoa que se interessar nesse tema de ser um profissional de storyboard vai entender.


3 ALBUNS:




BEIRUT - GULAG ORKESTRA


É um compositor, parece que multi-instrumentista, que descobri procurando músicas do cineasta Kusturica. O estilo de Beirut é a mesma coisa só que menos louca e de uma forma mais pop e divertida. Ou mais próxima à sonoridade fora das terras dos filmes de Emir Kusturica. Eu achei a melhor discografia que encontrei este ano. O estilo das composições lembra a carreira solo de David Burne em alguns aspectos. Meio dramática e com muitos instrumentos de sopro. Eu adorei! Tem um ar meio de canções em grupo de amigos e lembra uma vida mostrada em filmes como AMACORD de Felline.



JEFF BUCKLEY - GRACE


Esse Bucley seria o futuro da música depois do Nirvana na América. Estréia genial mas que não fez sucesso e o principal responsável por esse divino álbum morre estupidamente por curtir um banho de rio. Começou a carreira divinamente com esse disco que em que a voz do cantor corta seu coração por inteiro. A melancolia e amor pelas canções é absurda. Na verdade não acredito muito que ele sobrevivesse muito, pois alguns trabalhos depois desse disco são fracos e provavelmente ele ia desgastar seu impacto eterno desse disco. Este que se tornou um dos melhores discos de todos os tempos da história do Rock. O estilo do disco lembra a maneira de produção do disco “Flower In The Dirt” de Paul MacCartney, junto um o sentimentalismo melódico de Richie Valents em La Bamba - O filme e alguma coisa religiosa meio “Climb Ev´ry Mountain” do filme "A Noviça Rebelde". E algumas coisa que lembram a banda Tool e muita do estilo do inicio dos anos 90 do rock alternativo americano. Sempre ouvi falar desse disco e agora eu consegui ouvi-lo.



OASIS - DIG OUT YOUR SOUL


Inacreditavelmente os irmãos Gallagher voltam à ativa e mais uma vez consagrando-se como os donos do Rock UK. Com um aLbum psicodélico e hard rock. Dessa vez eles mudaram o estilo de vez e estão totalmente diferentes de sua carreira inicial. Cada ano que passa a banda está cada vez mais voltada ao Blues/Folk e Rock Pesado. Não chega ao lixo do Heavy Metal, mas sim as grandes bandas de Rock Clássico. Eles definitivamente agora não precisam provar mais nada a ninguém musicalmente. Ou você gosta ou não. E eles conseguiram chegar e superar o nível do U2 que há anos não faz nada que preste em termos de composição. Nem tem mais graça dizer que são a melhor banda do mundo! Nem precisam mais dessa afirmação! E Noel Gallagher se supera com Falling Down. Nesse disco qualquer um confirma o que é um trabalho genial de uma banda que prima pelas canções e composições e que um bom compositor faz música de qualquer coisa e de qualquer estilo muito bem feito. Acho que nos tempos atuais para o Oasis fazer música de qualidade é muito fácil a ponto de nem se importarem mais em fazer discos conceituais. Estão mais preocupados na música canção por si próprias. Cada vez mais acho que os fãs já vão saber que qualquer disco novo da banda vai ser perfeito! A ponto de ouvir na primeira vez e parecer que já são rock clássicos. É perfeito demais! Acho que próximo passo é passar do limite para porra-louquices. Musicas sem sentido. Piscodelia absurda ou música eletrônica com rock absurdo! Experimentar de vez! Pois o perfeito já sabem fazer muito bem! Eu nem me impressiono mais. Mas em Falling Down é uma inovação no Oasis. Noel ainda está evoluindo e não sei nem se ele se importa mais para onde está indo. Oasis chegou a um nível que as outras bandas de UK nem tem mais graça e nem conseguem acompanhar. Oásis sempre foi assim. Evoluindo e quem não conseguir se destacar sai fora do mercado de UK. E bandas novas surgem para acrescentar o mercado e Noel só se atualizando com isso. Ele não é burro. Os Beatles faziam isso da mesma forma nos anos 60. Ou você não sabe como MacCarney teve a idéia de uma banda fictícia chamada Sargent Pepper? Ou o The Who quando inventou a ópera Rock?

Obs: Eu ia falar aqui, no lugar de Jeff Buckley, do novo disco sobre a volto do The Verve. Só que essa banda é muito espiritual. O lance musical é outro como sempre foram! Eles voltaram melhores que antes e ainda não 100% comerciais. The Verve é paralelo a tudo de UK. A "moda deles" nunca vai existir.

Outro compositor que tem um grande futuro é o principal lider do The Artick Monckey. O projeto paralelo chamado "The Last Shadow Puppets" é FUCKING BRILHANT!

Comemorar a ano novo de 2009 diferente de 90% das pessoas do mundo todo!




Comemorei a virada trabalhando. Aproveitando o tempo livre e único em anos com alguma coisa produtiva. E... Re-avaliando as coisas...

Minha bicicleta foi comprada no final de 2007 e usada quase todos os dias de 2008. Furou o pneu uma vez somente, arrebentou a corrente do freio duas vezes e o guidom praticamente soltou uma vez. A inda funciona. Já mandei para o ajuste e ainda esta firme e forte. Ajudou-me muito por apenas 190 reais. Essa Bike me economizou acho que mais de 1.500R$ em 2008 nas passagens de ônibus. Valeu a pena!

Feliz 2009 e feliz futuro para você que leu até aqui! Adeus e tudo de bom em sua vida! Muito obrigado por qualquer coisa e desculpe o inconveniente. Adeus!

Enviado ou postado por Silly Boy Blue..
Se quiser comentar, por favor, vá ao
Guestbook..

 
::SOBRE O BLOG E QUEM ESCREVE
Quem escreve: Meu nome é Jairo Miguel, sou do signo de Touro, atualmente 29 anos e ainda apaixonado pelas coisas. Moro em São Gonçalo e Barra da Tijuca (RJ). Sou as vezes radical, cabeça-dura e ingênuo. Cada vez mais fiel à quem merecer. Ser meu amigo é muito fácil mas se você perder minha confiânça é provável que nunca mais vá tê-la de volta. Nunca mais. E isso não é dificil pra mim. Talvez eu seja mesmo um Asperger.

Acabei de sair do Estúdio de animação 2DLab e estou trabalhando em uma Agência de Publicidade. Trabalho como Ilustrador, Animador 2D, Arte-Finalista, Cenarista, Diretor de Animação e Documentário, Editor de Video, Motion-Designer, , Sonoplasta Amador, Storyboard & Prog. Visual Livre.

Estou fazendo faculdade de Cinema para aperfeiçoar minha visão nos meus trabalhos.

A
cho que já perdi muita coisa sendo pacato demais na vida. Agora não quero mais ficar sozinho e ver se consigo viver feliz, um pouco, pelo menos. Posso ter várias recaidas mas cancei de ficar triste o tempo todo. Quero curtir um pouco as coisas. Mas pra mim vai ser dificil conseguir isso.

Desculpe se escrevo muito e mal. Não sei escrever muito bem e faço o melhor que posso. Me acho dislexo, um pouco. É inevitável. Sempre tem alguma coisa errada no texto. E tudo que escrevo são sobre sentimentos, brincadeira e as vezes libertinagem.

Sobre o Blog: O título Silly Boy Blue foi tirado de uma música do artista David Bowie, música composta anos antes de sua fama como camaleão do rock. Talvez esta canção represente bem meus atos, ou, apenas uma música que acho linda. Este Blog assume uma postura bastante específica. É como se fosse um personagem que assume o nome do mesmo. É como o próprio David Bowie assumindo o Ziggy Stardust. No caso o personagem, aqui em questão, deu o título do Blog que você está lendo.

Obs: É eu sei! Mas é legal fazer assim! Fica diferente!
::DESENHO PREFERIDO ATUALMENTE
Algumas coisas do YouTube.
::PERSONAGENS PREFERÍDOS
Calvin / Nemo / J.J ,Champ & Aplle / Key / Noturno / Bishop / Longshot / Sandman / Obelix / Piccolo / Fourreux / Tintim / Hellboy / Matt Murdock / Sandman & Morte / Miguel O'Hara / Itto Ogami / Wesley Dodds / The Maxx / Stitch / Jacob Two Two...
::ÚLTIMO BOM FILME QUE ASSISTI
Não Estou Lá / Viver A Vida / Tekkonkinkreet / Marry Poppins / Lord Don´t Slow Me Down / Amazing Journey: The Story Of The Who /Inland Empire: A Woman In Trouble / Guerra Dos Mundos / Ratatouille /
::LEITURA
Livros de meu trabalho de conclusão do curso de Cinema.
::SERIADOS DE TV PREFERIDOS
Não estou vendo muita TV no momento.
::MÚSICAS QUE ME REPRESENTAM
Live Forever - Oasis
::DISCOS PREFERIDOS DO MÊS
AKIRA Soundtrack
::DISCOS NOVOS DO MÊS
Qualquer coisa das bandas THE SMITHS e THE KNIFE.
::LETRAS

Calvin - Bill Watterson

Haroldo: - Adoro o Outono. Gosto do aroma das folhas, do sol morno da tarde, do azul do céu em contraste com as árvores tingidas de amarelo e vermelho!

Calvin: - Discordo! Acho o outono melancólico! O verão acabou e, depois desta época, começará o tenebroso inverno! Nada dura para sempre! O outono apenas antecede uma época ainda pior!

Haroldo: - Se as coisas boas durassem para sempre você entenderia como são preciosas?

Calvin: - ... Acho que preferiria que tudo que fosse bom também fosse eterno!

Haroldo: - Eu acho a torta da sua mãe boa demais, mas vai durar muito pouco! Mm - mm!

::SITES DE REFERÊNCIA
www.listenupmusic.com.br
PortfolioJairoMiguel

CoisasQueGosto

qualquercoisalinks
curriculum net vitae
::UMA SINGELA HOMENAGEM
Minha homenagem de agora é para a pessoa que fez esse site definitivamente ser possível de existir e várias pessoas no mundo também poderem ter um computador em casa. Isso em 1984, quando vi pela primeira vez um computador na vida, IBM, era algo que não passava pela mente de ninguém. Muito obrigado tio Bill Gates. O homen mais revolucionário de minha época.
::BLOG & LINKS FAVORITOS
RoncaRonca TheCeltxBlog
TheWholigans YouTube
PunkrockJazz BlogDeDesenho
ChampionshipVinyl 10LoucosUnderground
DepósitoVetorial CinePopMusicCulure
Mulherzinha MTVBlogSite
FelipeMemória 3st4t1k
Tip,Tap,TOop! ÚltimoRomântico
Freelancer EsseEuJáVi!
Stef'sSketches Catho-NewsLetter
TheWorldOfKane OasisNews
ИгорьОлейников EstragaFilmes
EnriqueFernandez MulhollandDriveBlog
ColdHardFlash CartoonBrew
JoshParpanDrawings MattJonezAnimation
OscarGrillo'sGrillomation WhateverLand
Drawn!TheIllustration PeterGreenaway
MoCoLoco ModRevival
MyFashionLife MuitasCoisas
CartoonModern Padronagens&Afins
ImagensDoJazz ProcessJunkie
Mad-T-Party FalloutJamie'sNews
DessinsDenisBodart ProcessRecess
NikoHenrichon Saumurien
Director'sCut RussianInsider
YacinTheFaun Character Design
BoltCity LúciaBrandãoIlustra
T.H.DigitalConnection LágrimaPsicodélica
OnAnimation PoliticamenteIncorreta
GabrielePennacchioli ElBlogDeMoriarty
RapaduraAçucarada S e d y m a g e
Marrazkilarixe NeilGaiman'sJournal
ThePantsPressSketch ImageComics
EuropeanFilms ChromogenicNet
FlatstockDesigners SuicideGirls
GhibliWorld TheBlogOfKells
Plati´sBlog StudioGhibliWeblog
JeffreyThompson TheArtOfKevinDart
MartinFuchs InternetArchive
EvvivaL'Arte! EditionsDupuis
TralfazArchives NucleusArtGallery
AlêAbreuAlêAbreu ArtinfoRUSSIA
ThEstuntKid DiárioDeUmCinéfilo
BandalmassBlog SamuelMichlap
TheFirehouseStomp Rose-A-Petits-Pois
Bedazzled! PascalCampion
TerraLetrasTraduzidas FrankCho'sLiberty
ThinkingAnimationBlog You'reAGazelle
InterativaWebTv KINOS
WebClub ContadorDeViagens
Tee'sSpree's TommieHansen
DailyCollageProject ChaChaCharming
SubmarineChannel 280Sebos
Sketch-A-Doodle-Doo ParadeOfMonkeys
MattiasInks Stefchoi
LeBlogDeLi-An HQ-UOL-Blog
Xa'Blog RetroJunk
Chez-LN OrisinalMorningSunshine
EstaçãoVirtual JavierGuzman
CINEMA-RIO SKETCHTRAVEL
CarlesDEMIGUEL PierreAlary
Gur-B LouisGonzales
TheBandSinistre Zed-CBCTelevision
PhotoshopBlog Clio'sSketchmajibber!
(IMDb) Collectus
BuzzImageCommercials DiscotecaBásica
WatchMeDraw! ImageBlockBlog
JosephBÉHÉ DenisGoulet
CATSUKA PsiqWeb
UrbanJungle CantaPiriquitoCanta
Bellinni ABaciaDasAlmas
BritBoy in L.A GerardPasMus&Cog
Monica Fuchs TextosCurtosp/Teatro
StuffAspergerPeople

HalcyonRealms Anime

BlueVertigo HeroTurko
MainFrameUK Motionographer
A CENA MOD The Ghibli Blog
::ARQUIVOS PASSADOS
2003
JANEIRO
FEVEEIRO
MARÇO
ABRIL

MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
2004
JANEIRO
FEVEEIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
2005
JANEIRO
FEVEEIRO

MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO

OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
2006
JANEIRO
FEVEEIRO

MARÇO
ABRIL

MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
2007
JANEIRO
FEVEEIRO
MARÇO
ABRIL

MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
2008
JANEIRO
FEVEEIRO
MARÇO
ABRIL

MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
:: PROGRAMAS DE RADIO

Mod Radio UK
AccuRadio
RoncaRonca
BBC Radio 2
EMPOERADO

::PESSOAS QUE VISITARAM O SITE

www.listenupmusic.com.br