Quarta, 19 de Outubro de 2005

Talvez desenho não seja uma coisa tão divertida assim... Ou será que é? Estou começando a achar que sim.

Uma coisa é certa, na minha "vida" de desenhista... Nunca imaginei que poderia trabalhar mais que uma pessoa normal em um emprego popular e bastante normal. Como um auxiliar de escritório, por exemplo. Hoje em dia vejo, realmente, que desenho profissional é uma coisa de bastante aprendizado em tempo integral de sua vida. E muita força de vontade para querer mesmo seguir este rumo. E passar pelas várias dificuldades que vem com o tempo. Desenho não é uma coisa fácil. Também é um trabalho como outro qualquer. Às vezes até mais trabalhoso do que muitos empregos populares. Ser ou trabalhar como desenhista no Brasil é saber fazer quase de tudo se especializando em alguma coisa do ramo. De fato é bastante difícil. Mais ainda quando se é novato ou não possua um grande nome no mercado. Mercado? MERCADO? MERD...


Cheguei a ponto de trabalhar de segunda a segunda por quase um mês e meio seguido. A experiência com o tempo vai ficando grande e exigente. A grana vai aumentando aos poucos, mas é incerta sua garantia no decorrer dos anos. E seu futuro sempre continua inimaginável e coisas boas são almejáveis. As coisas acontecem e de repente você está num lugar que nem esperava ir. Ou chegar. O esforço exagerado do trabalho pode ser fatal, mas o investimento é animador como sempre.

Pena que descobri que Sábado e Domingo não são suficientes para dias de folga.

Chega um momento em que você descobre que seu sonho não é tão ideal assim e que as realizações estão em outras coisas bem mais simples. Como o amor. Por exemplo. Não é amor de "FDP" e sim amor verdadeiro.

Isso é para dizer que estou muito cansado mentalmente que correr, realmente, atrais das coisas que desejo. E que se eu me achava bom e que poderia mudar o mundo ou o que estava à minha volta... Hoje sou o mais normal possível. Se eu tinha alguma coisa que achava genial... Hoje vejo que está aos poucos morrendo por eu não estar mais interessado nisso. Ou seja, minhas idéias estão morrendo e eu estou virando só mais um cara. Aquele cara que não é ninguém e ainda tenta fazer coisa tolas com amigos para valorizar o ego. Mesmo trabalhando em desenho, é muito estranho ver, todo o tempo, as várias formas de egotrip que se pode existir. Simples atos de ego que, se tivessem o poder, poderiam virar quase que um FASCISMO. É a coisa mais difícil de se administrar. O ego é uma MERDA!!!

As grandes idéias estão deixando de ser mais importantes e sendo superadas por uma simples falta de AMOR. Não amor falso de aparências ou interesse. E sim o verdadeiro.

O que é mais importante? Seu sonho? Ou sua paixão? Quando as coisas começam a ficar cotidiana, na vida, significa que você morreu para a História. E se você quiser realmente fazer História, vai ter que fazer algo bem grande. E para isso o primeiro passo é, acho eu, a "Contra-Cultura" ou "Dinheiro" e o simples fato que você deve se mexer mais e fazer algo por si mesmo (no caso por mim mesmo). A vida não é tão curta assim. Mas se não tomar uma atitude, que é o mais complicado, não vai ter uma história para contar quando estiver (talvez não fique) realizado. Isso é, se chegar a ser "um realizado" na vida.

Ler livros e ver filmes só fazem você se enganar de que não está alimentando seu ego e sim só se descontraindo. Eu tento nem ver mais nada e sim fazer. Pois descobri que não existe uma obra se quer que me agrade por completo. Eu quero fazer o meu com tudo que eu realmente gosto na vida. Mas como sempre falar é fácil e fazer é bastante difícil. Ainda mais quando não se pode fazer tudo sozinho na vida. Quem dera se pudesse.

Sim, eu também e às vezes faço coisa que parecem que são para aumentar o meu ego. Mas eu acho que tenho a auto-estima baixa demais para me gabar ou me achar o máximo em alguma coisa. Além do mais eu sei que não sou nem Deus e nem o melhor do mundo. Sempre aparece alguém melhor do que eu. Todos têm experiência e vivências diferentes. É muito difícil respeitar outras opiniões mais é possível entendê-las e dar razão a várias coisas. Sejam boas ou não.

Só sei que para as grandes coisas, talvez, o Amor não tem muitas chances. O amor só atrapalha (infelizmente) e o torna mais arriscado. Seus atos e objetivos passam a depender de amigos. Pois descobre que sozinho não tem vontade ou atitude para nada na vida. Isso é uma Merda!!!

Cada vez mais eu estou "morrendo" com minha mente e estou virando uma pessoa normal. Cotidiana que procura, nas horas vagas, um sentimento de alegria. O problema disso é que pessoas normais não fazem nada. Não são nada a mais que um em um milhão. Nada contra isso. Mas, não quero só pensar em nascer e morrer. Tudo esta ficando uma merda na sociedade e se eu não fizer o que eu quero fazer, o desenho não vai ser uma coisa que é a minha vida. Quando ele se tornar "uma simples coisa que eu seu fazer", ai o desenho deverá ser menosprezado como é pelas pessoas que vivem a vida real. Onde o sonho não se realiza. Onde sonhar é perda de tempo.

Sim é fácil conhecer pessoas, mas é difícil mantê-las como amigos. É fácil seguir idiotas elitizados e difícil acreditar que eu não sou tão bom o quanto achava. É triste ver amigos serem mal falados e feliz eu me desgarrar de uma "PATOTA" que se acha o máximo. É difícil e arriscado. Mas hoje eu só acredito em quem acredita em mim. Meus amigos não são mais os mesmos e o passado nunca some. O mundo gira para provar como tudo na vida é mesmo uma grande MERDA!


Obs1: Você achou isso um papo de maluco? Então pense na vida. Pense em todas as pessoas. Deixe de olhar o próprio umbigo. Eu não tenho muito mais tempo para pensar nisso. Estou trabalhando. Consegui parar de pensar. Um pouco. Boa sorte.

Obs2: A pior coisa que descobri na vida são pessoas que conhecem alguma coisa porque estudaram e não porque tiveram paixão de procurar as coisas sozinhas.

Continua...

Atitude é o máximo quando se esta contra tudo e contra todos.


Como eu não tenho "cabeça de merda" vou lembrar um momento muito legal que foi quando assisti no CCBB a uma série de Filmes Documentais sobre a história PUNK na Inglaterra. PUNK 30 ANOS foi um festival de filmes sobre o que rolava de revolucionário em UK no final dos anos 70.

Já tinha uma idéia básica do PUNK, mais depois desses filmes eu entendi realmente o que era ser um fudido sem muita cultura e mudar uma nação como uma filosofia que "faça você mesmo". Diretamente o PUNK era principalmente contra a Elite que se achava melhor e mais inteligente e que mais tarde iria admirar os fudidos. É sempre assim. A elite admirando os Fudidos e os Fudidos admirando a Elite. O papo humildade foi jogado no lixo e as pessoas sabiam o seu lugar. Sabiam o que e onde estavam vivendo. O inicio do PUNK na América era uma merda. Só em UK a coisa realmente tomou atitude de mudar o mundo. Mais uma vez os americanos criaram e os Ingleses pegaram e fizeram melhor.

Como tenho amigos de gosto bem diferentes e nenhum que goste exatamente do que eu gosto. Fui no festival sozinho. É normal para mim. Mesmo assim eu percebi que as pessoas que foram também estavam meio que individuais para assistir aos filmes. Uns poucos foram vestidos a caráter. Outros esculhambados mesmo. Mas o interessante é como no movimento PUNK as garotas são tão lindas. Foi a segunda melhor coisa do festival.

Bom. Eu não sabia muito, o que iria assistir... Então foi atráis do que iria servir-me de referência. Preocupei-me mais em assistir ao PUNK Inglês do que o USA ou Brasil. Valeu a pena para descobrir como o ruim e tosco tinha mais paixão e emoção que uma Elite medíocre, cabeça, egocêntrica, extremamente sociável e interesseira. O PUNK sempre quis o que a elite tinha, mais não queria pensar como a Elite. Era um pensamento e possibilidade de como se um fudido pudesse ser alguém na vida. E não um acomodado com sua vidinha de querer ser grande por ego e status social. Era bastante interessante e que deu certo até hoje.


THE JAM foi um dos principais motivos de eu ir ao Festival. Se pudesse escolher a melhor banda PUNK com criatividade e honestidade eu diria que o The Jam (UK) é o vencedor de todas depois dos The STOOGES (USA). As sessões da banda não eram filmes e sim Video-Clips raros no Brasil. Coisa que nunca vai passar por aqui. Clipes tão legais e datados que se pode notar em alguns de onde os góticos e a New Wave também se inspiraram. Ainda me lembro de todos os clipes e gostaria muito de revê-los mais...

Só sei que THE JAM, no Brasil, é para poucos e foi uma das bandas mais importantes na Música Ocidental. Isso é certo.



Acima, duas capas de um filme que assisti e não pude ver até o final. Tive que sair no finalzinho para pegar a sessão do The Jam. Esse filme foi o principal em que eu não entendia nada de sua existência. É meio "porra-louca" falando de uma sociedade que adotou o Punk como vida por completo. Seria como se a proposta fosse o que mais tarde viraria o New Wave. Mas de uma forma bizarra e meio alto destrutiva, alienada, fútil e ao mesmo tento que poética. Visualmente eu gostei muito. Uma proposta de anarquia cultural e visual. Seria um Magical Mistery Tour do PUNK. Pena que não assisti ao final. Mas ficou na memória. Ainda esbarro neste filme no futuro.


Essa ai (foto) é uma das gordinhas fofinhas lindinhas do filme. Eu não entendia nada do porque das obsessões dela. Mas essa personagem era muito louca e escaralhada.

A seguir tem umas outras fotos dos melhores momentos do filme. Algumas coisas não estão na película, mas vale a pena para você ter uma idéia do que é realmente um filme sobre música PUNK. Ou quando o PUNK virou popular no mundo.








Que bom seria se isso ai não fosse somente sobras de gravação. Acho que sim.

RUDE BOY foi outro filme em que achei o melhor de todos. Conta à vida de um jovem na merda que era apaixonado por música e queria acompanhar a sua banda preferida dia e noite. THE CLASH era a alvo do BOY. Até ele ver que uma banda não é a coisa mais importante e sim a música. A banda acaba, sacaneia, fode com sua vida. Mas a música fica. Depois que ser sacaneado pela mesma o jovem decide voltar para sua vida normal e de merda. Relembra do melhor momento da vida quando um dos músicos cria uma música e mostra como a paixão é a mesmo em tudo tipo de música diversa. E o que muda são os que ouvem e não a música. Música é música. Atitude é atitude. Banda é banda. No final o fã é que se fode na vida.

Nesse filme eu comecei a respeitar o The Clash. Banda que nunca conseguia gostar por mais que ouvisse.


PUNK IN LONDON foi o filme mais documental. Foi onde mostrou realmente o que foi o movimento que mudou a Inglaterra. Se não me engano este filme foi feito pela TV Alemã que na época queria registrar como os Ingleses, jovens, estavam reagindo culturalmente ao que estava desgraçando suas vidas. Como eram tantos filmes, que eu tive que assistir no dia, acabei dormindo no meio. Mas registrei uma parte genial onde um cara que estava desempregado há dois anos, morando com os pais, dizendo que a música atual (na época) estava uma merda só. Ir a um show do Black Sabbatt era o mesmo que dormir na merda só porque os músicos não paravam de tocar e a coisa deixou de ser divertida para ser chata e pretensiosa ao extremo. Praticamente as pessoas estavam dormindo nos shows do Sabbatt por causa dos solos de guitarra que não acabavam nunca.


Sei que é vergonhoso ter dormido no meio do filme. Mas acordar 7 horas da manhã, ir trabalhar até as 18 horas e depois assistir a três sessões de cinema simultaneamente não é para qualquer um não. Mas valeu os filmes. Todos que assisti foram ótimos.

Passando da água pro vinho... Mas, ainda em música.


Uns meses atráis fui assistir com amigos, um festival de Rock Progressivo que acontecia em Niterói. Como não pude assistir a todas as bandas (maioria chata) acabei na sorte assistindo uma das melhores por recomendação. Duas bandas internacionais. Duas bandas por dia. quatro dias. Deliciei-me, somente, com a apresentação espetacular do AKINETÓN RETARD (Chile). Antes deste show teve uma outra banda brasileira. Mas era aquele progressivo onde as melodias são quase sempre sem sentido e sim uma preensão de arranjos sem razão nenhuma para existirem. Mas se não fosse o AKINETÓN meu ingresso não valeria a pena em nada. Ainda teve um bêbado drogado que veio sentar e puxar assunto do meu lado Na platéia. Nada contra, mas o cara só queria é ouvir Rock n' Roll aos berros. Isso mesmo. Ele não parava de berrar do meu lado. Só faltava ele gritar: - Toca Raul!!!

Fora isso no intervalo eu me senti próprio no universo intelectual besta. Um monde gente com ar de inteligente que bebia, esperava ou batia um papo. Mergulhando em pequenas doses de suas porções alcoólicas. Ou seja, tudo normal para o evento de descontração.

Resumindo o show do Akineton foi tão genial que eu fiquei de boca aberta. Não era um tanto progressivo, mas com um som muito bem trabalhado e divertido. Mais voltado para o Jazz Rock Progressivos. Coisas que alguns amigos meus não conseguiram assimilar. Isso eu pude ver na hora.

No dia seguinte teria outro show de outras bandas, mas por motivo de estar trabalhando em um curta metragem com amigos acabei não querendo ir. Ou não me importando de perder o outro show de outras duas e últimas bandas do festival. Tudo bem. Já foi maravilhoso conhecer o AKINETON RETARD.





Cinema para poucos? Ou cinema para selecionados?

Peter Greenaway é o nome da pessoa que faz o trabalho mais próximo da perfeição do que qualquer outro que conheço no cinema. Um diretor inglês que é de pouca fama e reconhecimento e admiração fora da europa. Um diretor que incomoda as pessoas que se acham inteligente mas não o aceitam como fazedor de cinema muito mais inteligente que eles. Até hoje não entendo como esse diretor genial pode ser odiado pela por muitos da elite e amado por pessoas que nem se imagina conhecer. Seus fãns são faceis de se encontrar. Seus filmes também. Não são filmes para amates de Senhor dos Anéis, Homem-Aranha, Desenhos Japoneses ou Alguns filmes de arte. Acho que Greenaway faz filmes para pessoas que gostão de muitas coisa variadas. Seus filmes tem muita informação, cultura, conceito, designer, arte, cor, texto, atuação, teatro, desenho, e outros mais. São filmes que exigem mais do expectados. Obriga a prestar mais atenção nas coisas e não só um divertimento barato onde o caro vai para o bolço dos produtores comerciais.

Acho sim, Greenaway comercial em seus filmes. Mas não para pessoas que são extremamente limitadas. Talvez na europa a cultura seja mais vasta e a compreenção seja mais digerível. Aqui na America é para muitos poucos. Isso é certo. Mesmo assim talvez seja o melhor do cinema de todos os tempos. Sua diferença é que seus filmes não são só cinema. É quase tudo que se pode extressar em arte. Desde escrita, música, desenho, pintura, e emoção. Tudo em um nível qualitativo de máximo bom gosto. Só é meu diretor preferido por que faz filmes em que o estilo para cinema é perfeito.


A Barriga do Arquiteto
- Mostra como um criador e visionário pode perder tudo por causa de sua obra. Principalmente o seu amor. Obseção esagerada até a tragédia. É um filme para quem gosta um arquitetura. Também é meio dificil. Não recomendo a pessoas que consumam muita ou só cultura pop.


ZOO - Um Z e dois zeros
- Visualmente, para mim, um dos melhores. É antigo. Um dos primeiros. Hoje o diretor evoluiu absurdamente mas, é uma obra prima para apresentar o estilo. Deve ser visto em DVD e não em VHS. E ficarem preparados para coisas estranhas. Nada que seja apenas entretenimento. São coisas para incomodar mesmo.


O Bebê Santo de Macon
- Talvez meu preferido. Quando vi este filme percebi o que o teatro pode ser e o que o filme deveria ser. É incrível e quase o máximo de Greenaway.


Esse acima é um dos mais novos filmes dele. Talvez nunca veja. Talvez. Tudo bem!!!

Saindo de um gênio do cinema e indo para um gênio dos quadrinhos.



Mirror Mask - Indo para outro achado... Dias desses acabei sabendo que David Macken e Neil Gaiman se ajuntaram para fazer um filme. Há um tempo um amigo meu teve uma teoria de que só o Peter Greenaway poderia fazer o filme do Sandman. Mas parece que agora não será preciso ter o mestre do cinema como única opção honrada para o melhor HQ de todos os tempos (na verdade o único que realmente presta 90%).

Esse filme ai está circulando lá fora ainda, mas já estou ansioso para ver aqui no Brasil. Parece que o computador esta fazendo o cinema ficar tão deslumbrante visualmente. Talvez um dia ele realmente morra por causa desses efeitos todos. Até lá. Só falsas alegrias. Mesmo assim não deixa de ser uma evolução técnica. Menos mal.

Obs: Na imagem tem um link para ver o pôster em tamanho maior.

Animação para os menos animados? Talvez!




Lembrando do DesAnimamundi. A melhor coisa que aconteceu foi que desta vez eu participei mais. Assisti a várias palestras de artistas internacionais. Conheci muito mais coisas. E Ainda fiz um curso "meio tosco" mais importante de uma faculdade francesa.

Bom, não lembro de tudo, mas as coisas que mais gostei foram uns filmes documentários e maravilhosos sobre a animação Russa chamada MAGIA RUSSICA (Yonathan & Masha Zur).


Outro filme da Rússia chamado ALOSHA POPOVICH I TUGARIN ZMEY (Konstantin Bronzit)
.


E o melhor foi pelo geniais curtas do diretor IGOR KOVALYOV. Imagine, se possível, um David Linch da animação.

Mas o filme que mais me emocionou mesmo foi o argentino VIAJE A MARTE.

Por último, foi muito gratificante ver o filme O BOTO (Humberto Avelar) da MultiRio vencer como o melhor filme de curta metragem. Acho que no ano que vem eles talvez ganhem o mundo. Tomara que sim. Só me deixa desanimado, isso tudo, por eu não conseguir ser tão bom quanto o trabalho do artista (Estou trabalhando no novo projeto deles). E com muito medo de estragar feio o trabalho no projeto. Mas eu ainda não desisti. Preciso muito do dinheiro e da experiência.


Obs: Quem me dera se eu conseguisse animar como esses caras.

Continuando nas animação e saindo do DesAnimamundi.

O Cavaleiro Árabe - Este é de pouquíssimo conhecimento dos fãns de animação no Brasil e talvez no mundo. Coloco-o como um dos 10 melhores filmes que eu já vi na vida em termos de animação. Por que disso? Simples! Você acha a animação do filme "Uma Cilada Para Roger Rabbit" legal ou espetacular? Pois, se acha, isso é de responsabilidade de um cara chamado (se não me engano) Richard Williams. O mesmo que criou o livro de animação de nome Animator's Survival Kit. Esse filme apareceu para mim do nada. Meio que por engano. Eu queria assistir a um filme na TV e veio este outro. Valeu a pena, pois é uma das melhores animações em filme conceitual e extremamente autoral. Não existe fácil em Locadora e nem em DVD. Talvez nem na Net. Mas mesmo assim eu gostaria de registrar minha paixão pela obra dirigida pelo mago Richard Williams.

A estética visual e de animação deste filme é uma das coisas mais criativas em longa de animação de todos os tempos. Claro que se nota uma pequena referência de Yellow Submarine dos Beatles, mas até a parte onde o filme começa a ter autoria própria. Não sei nem o que falar muito, pois este filme é recomendado para todos os animadores, mas como eu nunca conheci alguém que conheceu este filme, fico meio sem ter o que dizer. É sim, um ótimo filme, mas para poucos. Infelizmente. Pelo menos Richard Williams fez uma obra-prima para a história da animação. Isso já vale muito.





Passando dos clássicos para os novatos e revolucionários da animação mundial. Mais precisamente Japão. Este desenho que esta com capa abaixo é um projeto, meio que para nada, de um dos animadores do seriado para vídeo japonês chamado FLCL (pronuncia-se FURI KURI).





Este anime esta sendo o centro das atenções de vários estudantes de animação na França (pelo que ouvi no curso do Animamundi). Conheci através de um amigo que coleciona anime no ano 2000. E ainda hoje vejo o impacto que este desenho esta fazendo e a revolução que esta proporcionando no mercado japonês. Com um estilo de animação completamente e absurdamente porra-louca. Tudo que você pode imaginar que conhece de animação ou desenho que já tenha visto, ou seja, de coisas lógicas e corretas de animação, ou até regras de profissionais são completamente destruídas e distorcidas neste desenho de nome FLCL. Já é bastante antigo, em termos da informação acelerada que são as coisas hoje em dia, mas mesmo assim ele ainda não foi datado e sim, acabou sendo formador de tendências de mercado e animação limitada e ideal para todos os estilos e todos os mercados do mundo.

Deve ter sido um grupo de criativos que idealizaram isso. O caso aqui é este filme chamado DEATH LEAVES . Um longa-metragem obscuro e sem objetivo que foi lançado não sei quando. Se você viu FLCL e achou divertido e estranho em algumas partes, pode se preparar para maluquices a toda hora neste filme. Um estilo de traço e muita influência em Comics com Mangá dão o tom absurdo da história e animação que às vezes fica até incompreensível. Para quem gosta de animação... Eu garanto uma diversão absoluta na animação que não fica parada nem um minuto se quer.



Sim! O estilo de desenho na animação é assim para pior. Animação frenética do inicio ao fim. Enredo é uma BOSTA, mas em animação desse tipo isso nem se percebe. A babação é garantida. Se você só esta acostumado a Pica Pau ou vertentes vai se surpreender com o genial Death Leaves.


Neco No Ongaeshi - Este é um dos desenhos feito pelo estúdio do diretor Hayao Myiazaki (Viagem de Chiriro). Eu na verdade comprei o DVD pela reputação do Estúdio e pela capa. Não sabia de nada. Acabei encontrando um dos melhores do Estúdio. A história é razoável. Uma garota em sua vida cotidiana de ir a escola e voltar para casa, numa ocasião salva um gato de ser atropelado. Este começa a falar do nada e agradece com honra pela ajuda. Nisso o gato avisa sobre o feito para todos os gatos da cidade. Até que a garota descobre um universo em outra dimensão onde vivem todos os gatos. A devoção deles é tamanha a ponto de quererem que, no universo dos gatos, ela se transforme numa gata para satisfação do Rei dos gatos. História bem simples, mas com animação e visual maravilhoso. Recomendo ao máximo. E parece que já tem para vender no Brasil.

Para não fugir do genial Myiazaki. Fui um dia desses assistir ao seu último filme. Eu simplesmente não esperava nada, pois achava que ele já estava meio que decaindo. Eu não tinha gostado de Chihiro desde quando ele foi lançado. Mas, com o Catelo Animado à coisa foi diferente. Em Chihiro eu não gostei, pois é um filme escapista. O criador coloca a personagem principal em um mundo maluco onde tudo que ele inventar vai fazer sentido ou não. Sendo que isso fica sem fazer importância. Eu tenho duas histórias minha assim. E hoje acho isso falta de criatividade para uma obra realmente consistente em conceito geral. O filme não dá razão à quase nada. Tudo é jogado no ar e fica por isso mesmo. Bom, com Castelo Animado eu entendi o talvez motivo disso.

Logo na abertura de O CASTELO ANIMADO, genialmente apresenta o castelo. Uma coisa monstruosa e curiosa ao mesmo tempo. Ou seja, de cara você já aceita que o filme é completamente surreal. Com isso na cabeça eu me deliciei com cada cena, animação, personagem, conceito e muito mais que o filme apresenta. Reconheci que ele usou idéias de todos os seus outros filmes neste. Ou seja, Myiazaki para mim conseguiu chegar na pura perfeição em termos de cinema de animação. Já considero o Castelo Animado como o segundo melhor filme de animação que já vi. Talvez mais tarde eu mude de idéias. Mas isso só vai acontecer se algum dia eu enjoar desde novo filme.

Ele conseguiu fazer o filme que eu procurava. Onde assisti-lo em qualquer parte e em qualquer ocasião é perfeito e impressionante. São várias idéias do inicio ao fim. Na verdade eu percebi que parecia um resumo de alguma coisa muito grande. Ou seja, este filme foi criado a partir de um livro.

E a história que eu soube é que esta escritora é uma ex-aluna de nada menos que J.R.R. Tolkien. Sim! Senhor dos Anéis. O filme eu acho uma bosta, mas os livros eu tenho o maior respeito. Como típica inglesa, olha a capa do livro. O personagem com uma guitarra. Ou seja, Myiazaki acertou em cheio


A maioria das pessoas não merece conhecer a obra genial de diretor agora. Mas tudo bem. Eu conheço a mais de 10 anos. Pelo menos ele chegou ao status de grande no mundo. Assim como Katsuhiro Otomo.

Com O Castelo Animado eu não preciso ter mais nenhum filme dele, pois este é a perfeição em filme. Mas recomendo alguns outros dele. O Serviço de Entregas de Kiki, Laputa e o clássico Totoro. Boa sorte. E boa diversão com qualidade artística.


ATENÇÃO

Para agredecer ao visitante do site. Estou colocando em promoção um DVD do filme "A Viagem de Chihiro". Saiba mais no link que esta na capa do site...
www.listenupmusic.com.br

Só os livros fazem você ter sabedoria? Quem é mais importante? Você ou o livro?

Sem tempo nem para ler livros, ainda continuo comprando-os. Mais, na maioria, clássicos literários e outros ilustrados. Desde pequeno sendo um colecionador tenho uma facilidade de achar livros que são de mau interesse por preços sempre baixos. Na verdade isso é fácil quando se gosta de muitas coisas diversas. Numa banca de revista ou numa livraria é praticamente impossível eu não querer comprar mais de uns 10 livros. Por isso freqüento poucas vezes esses lugares. Tem o fato das pessoas com um ar elitizado e de superioridade. Ou os vendedores com um olhar de desconfiança sobre um indivíduo (eu) esteticamente e aparentemente não pertencer ao ambiente literário.

Bom! Livro sempre vai ser uma forma de elitismo. Isso, partindo do ponto de vista de que em vivo num lugar onde algumas pessoas não lêem e nem sabem escrever direito. Isso é bom ou essencial para destacar o culto do chulo. Acho que o chulo é mais realista e mais humano. Mas não quer dizer que o chulo possa saber ou conhecer alguma coisa a mais que a vidinha de merda dele. O fato é: O culto é para "mimados" e principal fator de diferenças sociais.


A Bíblia Junior - Este livro acima é literalmente uma Bíblia magistralmente ilustrada por Dennis Jones um dos Brothers Jones. Na verdade este Jones é o melhor deles. Mais um caso do livro que veio até mim. Um dia achei do nada um site dos Jones na internet e simplesmente adorei o estilo de arte deste Dennis Jones. Uma semana depois achei no estúdio onde trabalho um livro (este) sobre o Jones que mais gostei. Um mês depois vou à Saraiva Magastore e acho do nada, simplesmente passando por um corredor, este livro em estado de usado na prateleira de baixo. Meio que escondido. Vou ver o preço e mais uma vez... Bingo! 430 páginas por uns 40 reais. Agora digas para mim? Eu fui atrais ou ele veio até mim?


The Beatles 10 Years that shook the World - Mais um achado. Desde que os Beatles lançaram a série Anthology que eu, com o tempo, só consegui completar o pacote de CDs. Ao total do projeto são três CDs duplos, oito DVDs e um Livro. Os DVDs eu já assisti quando passou na Globo em 1995 e tenho gravado em VHS. Agora o livro... Estou namorando desde o lançamento. Só que em caso de Beatles o preço de seus produtos nunca abaixam de preço. Ou seja, estou a mais de três anos não tendo coragem de comprar os livros, pois sempre custam mais de 150 R$. Um belo dia, passeando por ai, vejo numa vitrine de importados este livro. Um especial da revista Inglesa MOJO (Costumo comprar algumas edições).

O mágico desta história é que é um especial com 450 páginas com detalhes minuciosos e com bastantes fotos sobre a década em que os Beatles mudaram o mundo. Um livro 10 vezes melhor que o tal do Anthology. Este livro é perfeito. E pela metade do preço. Quando eu compro um especial (revista da MOJO) pago o mesmo preço que este dos Beatles mais com muitas menos páginas. Mais que da metade. É foda! Mas continuo acreditando que essas coisas vem até mim do nada. Se eu tivesse grana o bastante comprava dois livros e colocava um aqui de promoção. Mas desta vez não vai dar.

Juro que Vi - Este livro é uma prova do talento e humanismo fantástico que o pessoal da MultiRio se dispõe a fazer pela cultura do país. Tudo bem que eu ache o Brasil um Merda. Mas o pessoal do projeto Juro que Vi merece o maior respeito no mercado de animação. Uma qualidade de filmes nota 99 (eu curto outro estilo rsss).

Para quem não sabe, este projeto é feito pelo incentivo da Prefeitura do Rio de Janeiro. Reunindo idéias de crianças de escola Publica para fazer curtas de animação de altíssima qualidade nacional e internacional (Menos Europa por motivos de descriminação).

Bom, não estou elogiando por estar, também trabalhando na MultiRio. Ou por ter ganhado este livro de presente. Mas por ter orgulho de esta participando, mesmo que no cargo mais menos importante para o publico, mas pelo fato que esta aprendendo muita coisa com verdadeiros mestres da animação ou os artistas que serão o futuro da animação no Brasil. Este último projeto em que estou é simplesmente fantástico, mas fui proibido de dar quaisquer detalhes sobre o mesmo. Pelo menos já é 10 vezes melhor um certo X.

Talvez a MultiRio esteja fazendo o melhor filme animado do Brasil. E isso é muito bom. Espero pelos melhores resultados do mundo a todo o projeto e a todos os participantes.

Fora isso, tem vários outros livros. que acabo não tendo tempo para desfrutá-los. Desde Smile i-D, Vida de Chopin, Divina Comédia (Completo com Doré), 1000 Record Covers, Escrever Melhor e Falar Melhor, An Outline Of World Architecture, Rian Hughes Device, O Vampiro que Ri, Alfons Mucha, Klimt, Dürer, História do Cisne, Animage Vol.142 , As Aventuras do Sr. Pickwick, O Outro Lado da Noite: Filme Noir e dai por diante.

Trabalho demais para ficar exausto. Exausto demais para trabalhar.

Sobre trabalho? Poxa! É o que estou fazendo. Não porque goste ou esteja me mantendo extremamente ocupado, e sim por conseqüência do mesmo aparecer em minha frente. O desenho abaixo é um projeto para levar ao exterior. Coisa grande e muita bem feita. O Máximo para padrões brasileiros. Onde nunca é a comparação alvo do estúdio.






Por motivo de férias da maioria dos responsáveis do estúdio (na ocasião) eu fui encarregado de dirigir sobre a orientação redigida dos principais coordenadores do projeto. O que quero dizer que tive uma experiência de aprender a dirigir profissionalmente uma pequena equipe para produzir uma animação de recorte em fotos. Até que ficou bastante legal em relação de problemas sérios de ego na equipe. Casos sérios onde eu não soube lidar corretamente, mas me servil muito de sabedoria para trabalhos futuros.

Não posso mostrar o resultado animado, mas, talvez, as fotos do produto final. Ficou realmente e bastante interessante. Pelo menos eu achei. Eu até gostei muito de fazer animação de recortes.











Para finalizar. Este personagem abaixo foi o que eu criei para o pequeno curso (3dias) de criação de personagem que o Animamundi realizou com um professor da França. Como não queria criar nada clichê para o momento. Inventei de criar uma história sobre um indiano. Na hora só me veio à cabeça o disco Wonderwall Music do George Harrison.

Sobre os trabalhos pessoais que estou fazendo eu conto algum dia. Para agora estou tentando fazer uma animação de 15 segundos o mais bem feito que eu puder fazer. Pretensão ao máximo. Se ficar legal começo a fazer mais uma média-metragem. Se o resultado for bom. Parto para a série. Mas vamos ver se eu vou conseguir fazer isso tudo. Vamos ver. Sem apoio de ninguém né? Mas tudo bem!!!

Obs: Talvez eu só volte a postar no final do ano. Talvez antes do Natal. Até lá... Tudo de bom.

LIVE FOREVER para todos!!!

Enviado ou postado por Silly Boy Blue.
Se quiser comentar, visite meu Livro de Visitas.

:: QUEM ESCREVE
O titulo Silly Boy Blue foi tirado de uma música do David Bowie, música de anos antes dele ficar famoso. Talvez ela represente bem meus atos, ou é apenas uma musica que acho linda.

Meu nome é Jairo Miguel, sou do signo de Touro, atualmente 25 anos e ainda apaixonado pelas coisas. Moro em São Gonçalo (RJ). Sou considerado rádical por alguns conhecidos, cabeça dura para minha mãe e presunçoso para um cara da internet, apesar de não conseguir mudar certas defeitos em mim, não concordo com a útimas definição.

Oficialmente dempregado, fazendo Free-lancers no ramo do desenho. Tentando criar algum futuro fora dos cliches da sociedade (isso é quase impossível) e não vivendo como todo mundo vive. Minha auto felicidade não basta, pois sou obrigado a querer sempre mais, se não as coisas não andam.

Gosto de ficar em casa (sou extremamente caseiro, ao ponto de as vezes nem sair pra comprar pão pra mim mesmo), assistir muitos filmes, desenhar quando tiver boas ideias, ouvir muita, mas muita música (ao ponto de as vezes até atrapalhar minha vida).

Adoro lanchar qualquer coisa. Beber sucos ou refrigerante (minha droga é o refri). Não bebo nada alcólico e não fumo nada, sou o que alguns chamam de "bobo careta". Amo dormir (mania de minha mãe). Estudar imagens, (fotos diversas) colecionar qualquer foto interessante de revistas, jornais ou net.

Não sou muito chegado a viajar, pois viajei muito na infância. Mas se pudesse iria a algum lugar frio. Não vou a "baladas", "noitadas" e afins... Numa ocasião especial vou a um show de alguma banda que gosto. Praticamente saio de casa para pegar, negociar e entregar trabalhos ou agora trabalhar e ir no meu curso.

Não sou muito chegado em teatro mas iria tranquilamente. Toparia ir a qualquer Ópera ou Opereta, Museu, Biblioteca, Cinemateca, e sei lá o que mais. Não frequento muito estes lugares pois sou sempre sozinho (talvez por ser filho único, criado somente pela minha mãe, que é uma das melhores representantes so sexo feminino no país, sendo que mesmo assim nunca fui mimado, nunca tive nem pai, nem avós. E infelizmente nunca tive nenhum irmão.

Não sou muito de andar em grupos, acabo querendo ou não querendo fazendo tudo sozinho. Só entro em grupos quando sou convidado mas estando num, fico extremamente acanhado.

Tenho amigos mas nenhum deles gosta das mesmas coisas que eu.

Talvez este Blog sejá atualizado sempre. O mais provável é por semana, por motivo de só acessar a Net de madrugada ou sabados e domingos.

Obs: Desculpe se escrevo muito. Não sei escrever mesmo e faço o melhor que posso. Estou fazendo um curso de produção de texto e espero concertar esta deficiência com o tempo. Sem contar que me acho dislexo, um pouco. É inevitável, sempre tem alguma coisa errada no texto. E tudo que escrevo são sobre sentimentos.
:: DESENHO PREFERIDO ATUALMENTE
Um desenho um tanto novo no mercado é Jacob Two-Two. Já ouvira falar deste título a tempos mas não me lembro a onde. Para mim, hoje em dia, é um preferido. A linguagem da animação é toda em Flash para TV a qualidade é ótima e o visual é muito legal. Uma das coisas em que os americanos são maravilhosos é dar uma chance comercial para desenhos totalmente alternativos e saldaveis. Não faço ideia do quanto este desenh vai fazer sucesso aqui no Brasil ou no mundo. A história horignal parece que saiu da literatura moderna infantil. Muito bom.
:: PERSONAGENS EM DESENHO PREFERÍDOS
Calvin / Nemo / J.J ,Champ & Aplle / Key / Noturno / Bishop / Longshot / Sandman / Obelix / Piccolo / Fourreux / Timtim / Hellboy / Matt Murdock / Sandman & Morte / Miguel O'Hara / Itto Ogami / Wesley Dodds / The Maxx / Stitch / Jacob Two Two...
:: ÚLTIMO BOM FILME QUE ASSISTI
Lilo & Stitch / Gangues de Nova York ( Nota: A trilha sonora é um incrível bosta, nada a ver com o filme) / Cine Majestic / Um Amor Verdadeiro / Antes do Amanhecer / Amacord / Ki Lo Sa? / Ela Vai Ter Um Bebê / O Melhor da Juventude / Preso na Escuridão
:: LEITURA
Agora estou lendo um livro sobre o Punk Rock- "Mate-me Por Favor!". Ainda não acabei.
:: SERIADOS DE TV PREFERIDOS
Quando criança adorava ver MacGayver, Moto Laser, Punk-A levada da Bréca, Super Vick, Esquadrão Classe A, Herói por Acaso, mais atrais ainda tinha Os Batutinhas, Lobo Solitário e I Love You Lucy.
Hoje sou fanático por Married with Children (Um Amor de Família) e como de costume assisto de vez em quando Mad About You, Beverly Hills 90210, Home Improvement (Gente Pra Frente), O Mundo é dos Jovens, A Grande Familia e Os Normais. Anos Incríveis o seriado com o personagem principal chamado Kevin Arnold. O melhor drama de todos. Eu amava este seriado quando passava na Bandeirantes. Na abertura do seriado tinha Joe Coker cantando Beatles. Existe um seriado inglês chamado The Office que é muito bom. Mas além de achar estranho assistir um seriado que não seja americano e é difícil acompanha-lo toda semana. Estou curtindo alguns seriados Ingleses. E no Brasil o seriado Sob Nova Direção também é muito divertido.
:: MÚSICAS QUE ME REPRESENTAM ATUALMENTE
Just Getting Older - Oasis
I'm Comin' Down - Primal Scream
The Dreams of a Journey - Michael Nyman
Supper's Ready - Genesis
:: DISCOS PREFERIDOS NESTE INSTANTE
Scremadelica - Primal Scream / Quadrophenia - The Who / The Piano - Michael Nyman / Akranania - Akinetón Retard
:: DISCOS NOVOS DO MÊS
Por enquanto estou trocando discos por alguns vários livros. Isso não quer dizer que parei com discos. Também não quer dizer que estou lendo todo os meus livros. Só dei um tempo nos disco novo. Tem muita coisa nova e boa, mas...
:: LETRAS

Just Getting Older - Noel Gallagher

It's nine o'clock
i'm getting tired
i'm sick of all my records
and the clothes i bought today
am i cracking up
or just getting older?
staying in
i can't be bothered
making conversation
with the friends that i don't know
am i cracking up
or just getting older?
(slide guitar solo) and i bet that this is how life
turns out when you're finally grown
and you know if this my life
sit around all day on my own

i'm halfway up to the bottom
of another bottle
of my next best favourite friend
am i cracking up
or just getting older?
you're not cracking up
you're just getting older
we're not cracking up
we're just getting older

:: SITES DE REFERÊNCIA
:: UMA SINGELA HOMENAGEM
Ronald Golias foi o maior comediante autêntico do pais. Nunca o conheci pessoalmente mais era um dos poucos artistas que em sua interpretação trasparêcia uma possível e maravilosa personalidade. Não uma pessoa de mais idade ao ponto de ter acompanhadao sua carreia por mais de duas décadas, mas o pouco que assisti de sua existência na TV, foi o comediante que mais gostei depois do Costinha. Felicidades eternas.
Maurício Valladares é para mim o cara mais importante da Rádio Brasileira. Tudo bem que eu não escute todos os programas de rádio do país, entretanto, sua maneira de administrar e mostrar música na rádio é única. Foi difissilimo arranjar esta foto dele. Pois a um bom tempo que gostária de homenageá-lo aqui. Já fiz minha homenagem ao programa RoncaRonca (ele sabe o que). Deus salve o John Peel Brasileiro. Felicidades. E que está figura fique por muitos anos na Rádio Carioca.
Sasha (URSS) foi um animador que veio de Israel para o Brasil. Foi ele quem me recomendou ao mercado e foi quem praticamente me tirou do buraco. Simpatizei com a sua pessoa na hora. Mais pelo fato de ele vir da Russia. Muito pouco influenciado sobre o Pop USA. Assim como nós, mediocres brasileiros. Sasha foi umas das pessoas mais inteligentes e amigáveis a beberonas que conheci. Ele hoje voltou para seu país e só deixou sua saldade. Obrigado Sasha. Valeu!
:: BLOG DE CONHECIDOS E PREFERIDOS
RoncaRonca DiscotecaBásica
TheWholigans RogérioCoelho 
Esboço BlogDeDesenho
ChampionshipVinyl 10LoucosUnderground
DepósitoVetorial CinePopMusicCulure
Mulherzinha MTVBlogSite
FelipeMemória 3st4t1k
Tip,Tap,TOop! ÚltimoRomântico
Freelancer EsseEuJáVi!
O p i u m s e e d Catho-NewsLetter
SantuárioDosAnjos OasisNews
Stef'sSketches EstragaFilmes
EnriqueFernandez MulhollandDriveBlog
ColdHardFlash CartoonBrew
JoshParpanDrawings MattJonezAnimation
OscarGrillo'sGrillomation WhateverLand
Drawn!TheIllustrationBlog TheGreenawayGuide
MoCoLoco ModRevival
MyFashionLife MuitasCoisas
CartoonModern Padronagens&Afins
ImagensDoJazz ProcessJunkie
Mad-T-Party FalloutJamie'sNews
DessinsDenisBodart ProcessRecess
NikoHenrichon Saumurien
Director'sCut RussianInsider
YacinTheFaun Character Design
BoltCity LúciaBrandãoIlustrações
T.H.DigitalConnection LágrimaPsicodélica
:: ARQUIVO

MAIO 2003
JUNHO 2003
JULHO 2003
AGOSTO 2003
SETEMBRO 2003
OUTUBRO 2003

DEZEMBRO 2003
JANEIRO 2004
FEVEREIRO 2004
MARÇO 2004
ABRIL 2004
MAIO 2004

JUNHO 2004
AGOSTO 2004
SETEMBRO 2004

OUTUBRO 2004
DEZEMBRO 2004

MARCO2005
MAIO 2005

:: VISITAS ANTERIORES PELO KIT.NET: 3660 PESSOAS

:: PRÊMIO IBEST

:: PROGRAMAS DE RADIO

Mod Radio UK
AccuRadio
RoncaRonca
BBC Radio 2

:: PROPAGANDA
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
Link deste blog - http://www.listenupmusic.com.br/listenup02/coisa02/blog_sillyboyblue/sillyboyblue.htm