Sexta, 16 de Junho de 2006

Talvez desenho não seja uma coisa tão divertida assim... Ou será que é?

Cada vez mais vejo como é a cara do "mercado brasileiro" de animação. E vejo também os possíveis e futuros profissionais do meio. Fico um pouco com medo da concorrência e sempre penso em realizar os meus projetos que nunca realizo. Mas... também tem o fato de, no fundo, sei que esses mesmos projetos são sonhos e que a realidade é o trabalho, monótono, de cada dia. O que realmente vale para "ser", "estar" e "ir" numa vida normal e profissional. Falando de profissional... estou completamente tranquílo no momento. Cansei por definitivo de free-lancers. Praticamente encerrei tudo tipo de trabalho por fora que eu possa pegar por conta própria. Na verdade eu começei a fazer faculdade e gostaria que daqui para frente meu tempo livre sirva para apenas duas coisas. Uma delas são os meus trabalhos pessoas e outra seria sobreviver dia após dia com tudo que passo e tenho que aceitar.

O fato é que os clientes chatos e sem noção foram-se de vez. Chega de esquentar a cabeça com clientes que nunca sabem direito o que querem da vida ou não aceitam possíbilidades quando tentam exigir o que não podem ter e não querem pagar. São sempre os clássico ditados: "O barato sai caro" e "Quêm não escuta conselho escuta coitado".

O ano de 2005 foi meu ano de esboçar minha capacidade de trabalhar como profissional freela. Tudo deu, apenas, 60% certo. O outros 40% fracassei vergonhosamente. Principalmente por motivos de trabalhar com pessoas que não estavam resolvidas profissionalmente. Ou seja "amigos". Digo isso para não dizer pior.
E clientes que se achavam geniais mas nem sabiam dizer o que queriam e nem aceitavam outra coisa, caso nada desse certo. Era "isso e isso" e não "isso ou aquilo". Acho que nem devo me preocupar por "filme-queimado" pois sempre tento ser honesto e aviso tudo nos detalhes quando começo um trabalho assim. Aceita quem quer. Se der errado... Foi mal. Eu, mais do que os clientes, quero que o trabalho fique bom em um certo estilo. Nada de fazer o que todo mundo faz ou fazer as regras do mercado. O mercado nunca me deu nada que preste. Meu erro é ser honesto demais e procurar não ter um ego inflado só pra mim.

Me livrando por completo das aporrinhações, vejo que o melhor que faço é algo para mim. Fazer coisas por dinheiro não vale muito a pena. Eu não ganho muito no momento mais é melhor ganhar pouco e aprender coisas essenciais com projetos de qualidade do que ganhar muito e não aprender nada que preste em projetos não flexíveis. Eu só queria ganhar bem para viver bem. Mas parece que tenho que me ferrar muito mais para chegar a algum lugar. Que assim seja. Genialidade não se aprende com ninguém e nem com estudos. Isso é certo. Pena que eu sempre precise fazer free-lancers para poder viver um pouco melhor.

No trabalho esta tudo mais tranquilo. Acabaram-se os apertos. Temos, agora um tempo melhor para tudo. Já estamos começando um novo projeto grande para cinema. Pelo jeito, que aparenta ser, vai ficar fantástico. E ainda é de uma diretora (cinema) genial. Na minha opinião a melhor do país atualmente. Fora isso temos agora um trabalho para um seriado de TV (Efeitos de Animação). Isso até não começar o projeto carro chefe do Estúdio onde trabalho. Fizemos um media-metragem (um mês de produção) de animação pra Petrobras que ficou bem legal (o pessoal do estúdio achou meio fraco pra portifólio). Bom, eu fiz o storyboard e os cenários de adorei o resultado. Bem melhor do que tinha feito sozinho para clientes.

Nessa brincadeira estou até aprendendo a trabalhar no After Effects 6.5 (programa chato pra caçete). Também tive, no início do ano, a sorte de participar de um curso de Toom Boom Harmony (programa que trabalha com vetor e é 10 vezes melhor e mais complicado que o FLASH ). Para resumir, o tal, esse novo programa que está sendo muito usado no Canada, França e UK (um outro programa identico para o mercado inglês) e digo que o Toom Boom seria um 2D/3D ao mesmo tempo. Mas parece que, no momento, saber o Toom Boom não adiantou pra muita coisa. Nem estou usando mais.

Fora isso, por entusiasmo de um amigo, também estou, aos poucos, me acostumando com um outro programa chamado Mirage 1.5 . Esse é perteito para animação tradicional e tem uma possibilidade de arte final até melhor (incrível) que o Photoshop e Painter. O grande problema de aprender esses programas todos é que você fica aprendendo demais e filme que é bom nada né? . Leva tanto tempo para ficar bem familiarizado com os programas que, quando vc quer fazer seu filme não sabe mais qual o estilo que vai usar. Acaba querendo usar todos eles. Eu ainda acho o FLASH mais prático para produzir coisas pessoais. Mais para produção grande é pécimo. E o pior disso tudo que eu ainda sou obrigado a aprender muito mais coisas.

Estamos nos organizando, no estúdio, de produzir nossos trabalhos de curta-metragem para estudos de animação. Já tentamos fazer isso antes mas teve problemas de ego. Até que sugeri que fizessemos cada um seu próprio curta para apenas uma "supervisão, ocular" (rsss) de cada um com o curta do outro. Parece que assim ficamos mais intusiasmados e não teve problemas de quem vai ser melhor ou pior. Tudo na mais falta de pretenção. Só estudo. Vou mostrar o poster o meu curta no final do Blog.

Sinceramente? Só assim para desenho ser uma coisa divertida. Eu olho para isso e me envolve numa vontade de ter logo isso pronto e muito bem feito. Dúvido que fique. Mas o principal objetivo do ano de 2006 talvez seja ter esse filme pronto. Ele se chama GRAVIDADE ZERO. Sim! É isso mesmo. Para os que já ouviram falar... As grandes coisas nunca morrem. Duram pra sempre.

Minha vida de "corno fudido e mal pago!"

Voltando aos trabalhos... No estúdio (www.2dlab.com.br)... Estamos na produção na parte de animação de um seriado pra TV feito pela TVE Rio e que já está passando na televisão. É uma série em live-action do Menino Maluquinho de Ziraldo. O seriado é meio maluco (?) como o personagem, mas é bastante interessante e talvez inovador para o público infantil. Achei muito estranho ver em casa, passando na TV, um seriado em que estou trabalhando.

Outra coisa que trabalhamos, e eu gostei muito de ter feito, foi ser responsável pelo storyboard e cenário do um curta para a Petrobras.

PORTFOLIO

Como disse antes o pessoal que desenhou não achou muito bom
(fora eu) para portfólio. Mais é um avanço para minha parte em flash. Primeiro dirigindo o Bibliajando.



PORTFOLIO

Em seguida produzindo sozinho o Análise Transacional e depois este da Petrobras. Foi um avanço para mim. E foi legal ter feito. Me deu entusiasmo para começar a fazer o Gravidade Zero. Mais esse não vai ser animação tão limitada quanto os mostrados acima.


PORTFOLIO

Sobre a Multi Rio, eu não aguentei trabalhar em dois empregos e começei a não conseguir produzir muita coisa. O triste não foi nem sair de lá (se usarem o que fiz já está bom) e sim eu só conseguir ganhar bem, em termos de salário, se eu trabalhar em dois empregos. Eu só fico na merda mesmo. Hoje meu dinheiro vai todo pra faculdade e eu fico o mês todo duro. Que vida boa né?

Teve, também, um site da banda MPA que estive trabalhando no ano passado (2005).


Esse foi o projeto que não deu certo. Da próxima vez as negociações vão ser na base do sim e não. Curto e grosso. E nada de "tudo dá-se um jeitinho".

Sim. Ainda estou vivo e regulando cada um dos meus movimentos. Para não me estressar mais. Chega de dor de cabeça e coração a mil. Agora tenho que aturar a vida social e "engolindo bastante sapos". Vamos lá. Que venham as pessoas.

Meu horário hoje em dia é (sempre atrasado por causa do trânsito) 10:00h às 18:30h para o estúdio e das 19:00h às 22:00h para faculdade. Para fazer os meus trabalhos tenho que dispor dos Sábados e Domingos. E essa é a vida de "corno". Trabalhar de segunda à segunda. Até eu ter um ataque fulminante. E morrer. O que seria um alívio sem um amor na minha vida.

Faculdade de Cinema para aprender ou para curtir mais a vida


Sempre fui cobrado pela minha família para ter uma faculdade. Nunca achei isso muito importante pois já gosto muito das minhas coisas ao ponto de me aprofundar o máximo possível para aprender o que preciso. Direcionando tudo para ter só uma base.

Hoje eu estou numa faculdade de cinema e vejo o rumo da especialização no mercado de trabalho. O saber, num certo assunto, com profunda fluência. Isso se o aluno aqui quiser mesmo aprender alguma coisa na faculdade. Ainda estou no primeiro período e vejo, até agora, apenas duas vertente para uma convivência social.
Um lado que curte a vida se divertindo com amigos e tudo que for agradável fora das salas de aula e o outro lado dos que só direcionam suas mentes para o que de fato foram fazer na faculdade. Eu estou no meio. Mais caido para os que não curtem a vida.

Até agora não estou gostando muito do fato de estar numa faculdade. O motivo disso é que gasto todo o meu pouco salário que dura uma semana para a mensalidade. É uma monotonia mensal. Eu recebo o salário, sinto a textura do dinheiro nas mãos por uma semana ou alguns dias e tudo vai para pagar a faculdade. Ou seja, se eu quiser viver uma vida na faculdade não posso, pois seria um idiota por ficar "engolindo sapos" o mês inteiro no trabalho para jogar tudo fora numa faculdade. Faço um curso que adoro como espectador e detesto como fazedor. Prefiro fazer Desenho Animado. Mas a faculdade pode me influênciar para uma disciplina e concatenar idéias melhores numa produção ou execução de filmes para várias mídias. Fora o fato de que eu posso acabar trabalhando no meio em que me formar na faculdade.

Mas meu objetivo é terminar essa etápa de 3 anos ou mais, e logo emendar em outra de curso completamente diferente. Ou não! Até lá... Não sei!

Bom! Como não posso curtir a vida adoidado, posso estudar quando tiver tempo. O fato é que estudar cinema me faz desiludir sobre cinema. O que era legal e encantador passa a ser teórico e funcional. Estou, até agora, não aprendendo muita coisa de novo (ainda no início) mais aos poucos o entusiasmo de alguns amigos e a visão acadêmica dos professores me intencionam para ser um artista ou um técnico. Aprendemos ou nos explicam como os gênios do cinema fazem a sua arte. É como se tudo pudesse ser explicado. Não existe o sentimento de gostar e sim do que é e foi importante. E o que você dever saber se quiser conhecer um assunto. Vejo muito pouco uma opinião possoal das coisas e sim opiniões didáticas e elitizadas. Ou seja, faculdade é para pessoas que não pensam. Os que pensam ficam desorientados com o choque de idéias ou re-formulam as suas próprias, acrescentam coisas em suas teorias de vida. Você tenta entender o ponto de vista de várias pessoas. Fica ainda mais elitizado se direcionando para o "erudito máximo". Um chato que sabe de tudo. Correndo o risco de não saber fazer nada por ter imformação demais e conteúdo de menos. Ou seja... Seja o que Deus quiser.

Quando não estou nestas condições estou perdido por desvio de atenções humanas. Coisa para mim mais saldável. Existe mulheres lindas em toda a faculdade. Mas uma em especial é a mais importante para meus olhos, do que todas as outras. Ou é somente a que chama mais a minha atenção.


Essa garota é tão linda e maravilhosa pelo estilo discreto dela que talvez seja uma prova de que o amor não seja uma coisa para mim. Esse desenho não chega nem perto do que ela é pessoalmente. Um milhão de vezes melhor é o ao vivo. Isso é só uma substituição do real e perfeito. Todos os movimentos dela são incriveis. É uma das melhores garotas do mundo. A melhor garota que conheci em anos. E mais uma vez eu babo no que, talvez, não possa ter. Invejo muito quem tenha. Isso é o mais importante na vida. As vezes eu acho que nasci para sofrer uma eterna melancolia. É como se eu não merecesse esse negócio de amor de maneira nenhuma. Assim como aconteceu com alguns em minha família.

Isso é a desgraça da faculdade. Muito desvio de atenção. Muito mesmo.
É preciso tomar muito cuidade para não se perder por ai. Já cantava "Os Mutantes". Eu acho que já estou perdido e fudido a anos. Preciso que alguém me salve. Talvez uma garota!

Cinema para velhos ou cinema dos esquecidos? O inicios dos velhos e novos mestres.


Dementia 13
- Encontrei este filme sem querer e fiquei encantado. Uns dos primeirissimos do grande diretor Francis Ford Coppola. Não consegui reconhecer uma formação de seu estilo neste filme. Sendo um típico terror das décadas de 50 e 60. O roteiro é bem simples e bizarro. Beira a um filme B mas com o decorrer das cenas pode-se observar uns cliches de seriado de televisão dos anos 60. Não é nada especial além de conhecer como era o início do que décadas depois se tornaria um dos mais renomados diretores de cinema do cinema americano.


La Commare Secca
- Genial. Pier Paolo Pasolini e Bernardo Bertolucci juntos em um mesmo filme é simplismente genial. Só vendo.
Depois, talvez, eu fale mais sobre este filme.

"Aos 19 anos realiza a sua primeira longa metragem, “ La Commare Secca”. Um peculiar whodunnit filmado todo ele num parque em Roma sobre a morte de uma prostituta. Apesar de possuir uma banda sonora inquietante e um suspense não menos envolvente, é considerada uma obra iniciática e menor de Bertolucci. Há no entanto quem veja nesta primeira obra um verdadeiro tour de force de um jovem e irreverente realizador a caminho de se tornar um virtuoso da sétima arte." (www.c7nema.net)










Barocco - Este filme assisti por acaso passando na TV e achei muito interessante sua forma narrativa. Era um clima meio estranho. Não era dark sem de suspence. Era uma coisa meio romantica voltada para uma melancolia. Lembrava um certo romantismo frances. Bom tinha a atris Isabelle Adjani e o ator Gerard Depardieu.

A história é meio estranha. É sobre um boxiador que tem um certo estatos na mídia e é loucamente apaixonado por uma jovem. O amor mutuo e uma certa contia em dinheiro faz a divisão dos apaixonados. Nisso o boxiador é assassinado por um bandido praticamente com fisonomias identicas. Diferença que um tem cabelo loiro e outro preto. Uma complicação por motivo do dinheiro faz o bandido perceguir a jovem e por refugio o bandido acaba pintando o cabelo para ficar igual a sua vítima e que com isso a jovem poderá passar a gostar dele por ser identico ao assassinado. Isso acontesse com o tempo. O filme é de um contexto bem estranho e totalmente climático e dramático nas formas de atuação. Isso faz do filme uma grande peça cinematográfica. Parece que o diretor se preocupava mais com o clima e tempo que os atores poderiam passar.

Bom foi uma das melhores atuações que vi nos últimos filmes que assisti. Lembra os estilos Neo-Realistas e alguma coisa de Barroco como sugere o título. Todas as composições de fotografia são ótimas pra época que foi feito. Feito em 1976 pelo grande diretor do cinema "comercial frances" Andre Techine .

Veja o Trailer
e tenha um gostinho do que estou falando. É bem interressante ver os dois gandes atores em inicio de carreira. É uma das melhores atuações em um filme bem simples e despretencioso. Cinema frances.

Edukators - Este filme me interessou , à princípio, pela capa. O mesmo ator de Adeus Lenin!. Como já havia gostado muito desse filme, acabei indo na escolha de papel do tal ator. Talvez ele escolha papéis bons para trabalhar. Nunca ouvi falar de Edukators e tive uma grande surpresa.



Tirando o fato do filme parecer gravado todo em câmera digital, o que realçou as cenas, cores e estilo, a história e fotografia do filme são algo muito bem trabalhados. Praticamente é um filme de rebeldes que não aceitam a sociedade como ela é e se porta para todos.


Na verdade o maior conflito do filme e a desigualdade social onde os menos afortunados são tratados em uma forma de inferioridade absoluta pelas mais afortunados. Bom, no filme, isso é uma coisa normal pois todos sabem que a vida é isso mesmo. Mas quando a classe alta atrapalha de uma forma muito forte a vida da classe baixa ou, como no filme, os jovens que estão tentando ganhar a vida, isso torna-se uma revolta.





A revolta desses jovens é de alguma forma direcionada ao atacar pisicológico na estrutura de pessoas ricas. Totalmente com cunho social seus métodos de revolucionários são perfeitos até que um romançe (uma mulher), um grande erro que gera um grande equivoco, é o ponto chave para destruição de tudo. O filme é estéticamente "moderno" e de uma juventude que tenta mudar o mundo. Mas com uma visão Alemã das coisa. Mesmo assim pode-se observar que esses fatores poderiam acontecer em qualquer parte do mundo. O filme tem uma visão tão "pé no chão" e idéias revolucionárias que este texto "Só o aforismo, a paródia e o paradoxo nos unem"(Link) enfatiza o tema com muito bom gosto. Recomendação para todos os não patriótas do Brasil.




Holligans
- Se você acha que os Ingleses são pessoas educadas e finos no geral, vai assistir neste filme uma demostração bem "leve" de como é a população inglesas de verdade em um dos seus momentos de alegria e paixão.
Dois times retratados que lembram as rivalidades em Manchester.









E este filme é um ótimo exemplo para entender, de vez, a personalidade dos Irmãos Gallagher. Liam (vocalista) já foi um Hooligan ferrenho. Trocou a idolatria no futebol pela música por convencimento do irmão Noel (guitarra). Mas a atitude de Hooligan eles nunca abandonaram. No filme você pode mesclar as personalidade de dois personagem. Um é o Lider e o outro o seu braço direito. Você verá mais ou menos o que é o Oasis (pivetes de rua nos anos 70 e 80 em UK) na verdade, e não o que a mídia de merda fala e mostra para formar opinião dos cabeças de merda que existem no "Brazil"...



Gostária de comentar mais sobre a história do filme mas só assistindo mesmo. E, além do mais, emprestei o meu DVD para um amigo do trabalho e ele não me devolveu ainda.

Portanto deixo algumas fotos para mostrar os verdadeiros fãns de futebol na Europa. Isso é o verdadeiro "jogar contra". Coisa medieval. A jogatina e a rivalidade que nunca acaba e dura séculos na Inglaterra. Os Holligans são quase como Vikens. Por onde passam é uma onda destruidora. Coisa que nenhum filme consegui retrar. Mas acho que já existe um filme novo sobre Holligans totalmente violentos e que deve retratar perfeitamente a verdade. Só vi o cartaz até agora e parece ser perfeito.
Futebol é uma merda. Mas eu respeito os amantes desse esporte.









Eight Crazy Nights - Este filme é meio curioso pois não é um filme para crianças e sim para um público... Sei lá! Acho que não tem público. O filme tem um roteiro totalmente auto destrutivo e antipático. O personagem principal é um "Filho da @#%*&" da melhor escala possível. Totalmente antipático e brutalmente grosseiro. Adan Sandler é um dos melhores representantes dos novos comediantes do mercado americano na década em que surgiu, os anos 90. Não consigo entender o porque da existência deste desenho animado "adulto". Na minha opinião, como animação, até que é bastante interessante pois não é um filme idiota da Disney o contexto é mais pesado.






No geral, assistindo nos bonus do DVD as cenas que foram cortadas, é possível entender perfeitamente o objetivo inicial e como deveria ter cido lançado de fato. Existe um humor negro muito legal que tranformaria o filme em um completo "surealisto super bizarro" com visual comercial. Talvez no futuro este filme vire um cult.

Vendo o filme como entretenimento é simplesmente estranho e escroto, mas como "projeto geral" de como deveria ser (veja os bonus) ele é maravilhoso. Ou seja, para se comercializar um produto é melhor estragá-lo e fracassar no investimento ao invez de ser autoral e o produto viver para sempre por um público certo.


Musica clássica de alguns anos atrais? Ou criatividade para as gerações de alguns anos atrais!

O último CD que comprei até hoje foi uma coisa obrigatória de se ter em mãos. Paguei caro mais a importância vale mais do que o dinheiro. SMILE é o disco dos The Beach Boys que a gravadora nos anos 60 não deixou ser feito. Alegando que ninguém iria querer ouvir tal viagem músical. Briam Wilson é o compositor e cabeça da banda. Já teve alguns probleminhas com o antecessor de SMILE. O Revolucionário PET SOUNDS.

Eu já achava fantástico o Pet Sounds mas quando fui ouvir em casa pela primeira vez o novo disco foi uma coisa interessante. Existem alguns discos onde, de primeira, eu não entendo nada do andamento da composição e nem do que o trabalho músical quer dizer. Isso aconteceu quando eu ouvi o Nursery Cryme do Genesis (tive que ouvir 5 vezes para entender). O fantástico é que em SMILE Brian Wilson fez o mesmo só que antes de todas as outras bandas de progressívo. Tudo bem, eu entendia as frases pop que ele criava. Mas eram tantas, eram muitas passagem. Vários refrões que passavam para outros novos refrões e não dava para entender que música era aquela. Parecia uma grande colagem de pedaços de milhares de composições pop do inicio dos anos 60. O disco inteiro tem uma idéia de que é uma música só de 47 Minutos. Mas no meio disso umas 40 canções coladas ou trabalhadas para fazerem parte uma das outras. Na verdade a intenção do autor é tudo em 3 movimentos. Eu sei que os primeiros a fazer isso no pop foram os Beatles de forma mais intelectual mas Brian Wilson foi ao máximo.

Se em Pet Sounds o cara queria fazer um disco com conceito do início até o final influenciado pelo Rubber Soul (The Beatles), nesse SMILE ele destruiu o fato do disco ter músicas em faixas e sim o disco todo é Obra só. Não interessa ouvir esta faixa ou aquela outra faixa que vc goste ou não. O disco é uma coisa só. Um disco como uma obra inteira. Isso nos anos 60 antes do progressivo era ridiculo de existir. Ninguém aceitou a idéia. Nem a gravadora e nem a banda The Beach Boys. Resultado. O disco ficou inacabado, contra a vontade de Wilson, até o ano de seu lançamento em 2004. Lógico que esta referência das novas bandas Inglesas pelas velhas que tiveram mesmo a grande criatividade nos anos 60 ajudou muito. Até Burt Bacharach (Genial e maravilhoso) voltou ao reconhecimento atravez do OASIS. Brasil, claro, começou a fazer o mesmo 10 anos depois. Veja a filha da Elis Regina.

Brian Wilson tinha como meta músical fazer uma música de estúdio mais sofisticada. Como o mestre do som PHIL SPECTOR, sua maior inspiração em termo de gravações (esse ai não dá nem para descrever). Em Pet Sounds a banda (The Beach Boys) achou tudo na música estranho mas mesmo assim quis fazer parte do trabalho do irmão Wilson. Uma coisa que eu destaco é a faixa de nome God Only Knows que se você acompanhar prestando muita atenção em cada detalhe simples vai ao céu com o trabalho vocal no final da música. Até hoje eu fico com arrepio com o final. Absurdamente lindo para uma simples música pop. Com ela que Paul MacCartney disse que esta é a melhor música de todos dos tempos entre todos os artistas. E foi onde descobri o que é música pop de qualidade. Sempre melhor e mais emocionante que as não pop e super trabalhadas. Já até ouvi uma teoria de Charles Mingus sobre isso, mas não vou falar de Mingus agora.



O interessante é que a mesma banda que um dia criou a música Surf USA no final da carreira se mostrou uma das melhores coisas que aconteceu no século 20.

A produção sonora, vocal, instrumental, criativa, músical, genial é impecável em SMILE. Provando que Wilson praticamente foi o primeiro a fazer o que mais tarde seria chamado de música progressiva. Essa é a única música onde tudo pode ser aceito e a única forma de música que pode chegar ao nível de grandiosidade de um Beethoven, Bach, Albinoni, e outros.
Mas muito poucas bandas sabem realmente fazer algo realmente bom neste estilo músical. Pelo melhor agradeçam aos Beatles e aos Beach
Boys e ao The Who.

Fora isso tudo se vc conseguir entender bem SMILE verá uma das coisas mais lindas do mundo em termo de música e trabalho vocal. Brian Wilson é um novo Beethoven. Tão bom quanto. Só que moderno. SMILE é o terceiro melhor disco que já ouvi até hoje. Agradeço muito a Brian Wilson por este disco. O cara é pioneiro.

Obs: Coitado dele por só ter conseguido lançar isso nos dias de hoje onde uma geração não tem respeito pela obra de um artista e se gaba por abaixar os discos inteiros na internet. Mas tudo bem. Se eu quisesse ser músico e fazer disco, já teria desistido. Não vale a pena pensar em fazer um bom disco para não cosegui verder meu próprio trabalho. Teria que ter outra forma de se ganhar pelo trabalho.

Ano de 2006? Estou com algumas espectativas, mas as vezes eu não acredito no que vejo.

Como disse no início do blog estou organizando com uns poucos amigos "confiáveis" na produção de um curta-metragem para estudar animação. Somos em 3 pessoas e sem nenhuma pretenção do que vai ser ou possa ser o trabalho a menos que: fique muito bem feito. O melhor possível. Temos o tempo que quisermos para isso.

Bom, como cada um tinha que criar uma história, direcionei o projeto para um tema. Não poderia ser tema livre, então sugeri VOAR. E todos acharam legal. O filme terá 3 curtas. Um de cada um dos participantes. Curtas de 1 minuto mais ou menos.

Aproveitando esta deixa, do tema, veio-me a cabeça uma idéia que tive em 1996, quando ainda trabalhava no Estúdio Alexandre Martins. Para época eu tive a idéia de uma forma que nem conseguiria fazer corretamente. Ia tentar e experimentar, mas não ia ficar um bom resultado final. Tive 3 idéias nesse estúdio onde trabalhei por 2 anos.

Está é a capa que fiz para o curta que pretendo produzir e tentar terminar até o final do ano (Será?).

A primeira idéia acabei de tirar da gaveta. Uma outra vou deixar ainda guardada. E a melhor idéia foi o Listen Up!. Na época pouca gente entendeu o que eu fiz. Só algumas pessoas mais especiais entenderam. O resto ficou perdido. E isso foi bom.

E o Listen Up!? Bom, eu tenho algumas coisas prontas mais estou, ainda, tentando achar um tempo exclusivo para a História em Quadrinho. O problema é que hoje, para mim, tudo esta caminhando para Desenho Animado. Eu sou mais apaixonado por HQ mais o melhor que posso fazer é arrumar um modo de fazer uma página por semana. Eu ainda penso nisso mas não consigo fazer. Hoje penso mais na HQ virando Animação. Mas enquando o site existir, significa que o carro chefe dele um dia vai ser o principal destaque. Ai não vou mais precisar escrever em Blog para deixar conteúdo.


Bom! Está ai o projeto. E agora vamos ver o que 2006 nos trais de bom. O Natal já passou... Pela primeira vez tive o Natal com minha família completa em minha casa (sempre era na casa deles). Eu moro num apartamento da COHAB de um quarto, sala, cozinha e banheiro. Veio tanta gente que não dava pra andar dentro de casa. O que estragou meu Natal foi assistir "Os Incriveis" 500 vezes e a desgraça do DVD pirata da XUXA que apareceu (minha prima comprou para a filha mas achou absurdo pagar mais de 50R$ no DVD se no camelô custa 15) . E pior que foi o DVD de CLIPs em que eu participei e esperava nunca ver na vida. Resultado: crianças dançando a noite toda as músicas do DVD. Pelo menos em termos de DVD a XUXA sabe que não precisa fazer super nivel que qualidade visual PARA CRIANÇA. Eu tentei "falar mal" da XUXA no Natal . Só que minhas primas são fãns desde os anos 80. Não deu certo!

O Ano Novo passou...
Virada de ano é o de sempre, ridículo e patético de se festejar. Mas a única possíbilidade de ouvir música bem auto até 00:30hs.


O Carnaval passou...
Graças a Deus. Pior coisa da "Cultura Brasileira". Música ruim. Pessoas com pretesto para fazer merda. E a maioria de frustados em não saber se divertir com as próprias coisas no resto do ano. Como meu computador pifou de vez no Carnaval (o primeiro cara que formatou que "era um amigo" tentou atualizar a BIOS pela metade) vou ficar sem micro em casa por meses (sem dinheiro). Aproveitei e discansei direto assistindo uns 50 filmes. Sem micro vou apelar para o estúdio nos Sábados. Enquanto isso for possível.

O Oscar passou... Ou a festa esta cada vez pior ou eu estou gostando mais ainda dos festivais e filmes feitos fora dos USA e Brasil.

Os Rolling Stones passaram...
Uns amigos que não vejo a um tempo me chamaram para ir e não aceitaram meu NÃO como resposta. Fui! Fiquei num lugar tranquilo perto do palco. Achei o show dos Titãs legal. Mas os STONES... Puts! Que MERDA! Preferia ter visto o THE WHO naquela praia de Copacabana. Aquele mundo de gente que parecia que nem respeitava a música Inglesa. E não respeitam mesmo. Não respeitam a própria cultura. Foi uma BOSTA. Rolling Stones é péssimo. Deviam ter morrido nos anos 70.

Os U2 passou...
Gosto mais do Thin Lizzy (não sabe a ligação? Só lamento!). Estou começando a detestar pessoas carismáticas. Todo carismático é Idiota. Dane-se se o carisma do BONO de querer salvar o mundo. O problema não é dele e nem meu. Ele está no U2 pela música, e a música dele está morta. Acho que música não deve se misturar com Política nunca.

E o OASIS?... Estive em São Paulo no dia 15 de Março . Para ver uma banda de Rock de verdade. Nada de metal. Nada de virtuosismo para egos. E nem composições climáticas sem sentido. Só todas as grandes bandas que fizeram história e mudaram o mundo numa só. The Beatles, The Who, The Jam, Primal Scream, T-Rex, Sex Pistols, Happy Mondays, Joy Division, The Stone Roses, Pink Floyd, The Smiths, Jimi Hendrix, The Small Faces, The Beach Boys, etc... Sai vivo do show e simplesmente adorei a cidade de São Paulo. A banda esteve 10 vezes melhor que as duas outras ocasiões que vieram ao Brasil e que em 97 foi considerado o melhor evento de show da Europa. Fizeram um show bem simples e com os fãs felizes da vida embaixo de chuva. Simplesmente fantástico.

O melhor de tudo foi a viagem para SP. No meio do caminho as paradas e a galera curtindo em prol da mesma coisa: assistir a melhor banda que surgiu depois dos Beatles e Sex Pistols. Nunca vi tanto fã do Oasis em um mesmo lugar. Uma galéra que entendia muito bem a música e estava lá para curtir o espirito da banda. Um mesmo espirito de holligans indo assistir seu time do coração ir jogar em casa contra o adversário de cidade ao lado.

Praticamente todos pareciam ter ido não para ver o Oasis e sim para curtir uma sensação que com certeza deve ser igual ao Hacienda, só que numa banda só. Mesmo debaixo de chuva (ninguém foi embora quando começou a chover 5 minutos depois que começou o show) a garela curtiu como se não fosse viver mais depois daquilo tudo. Presenciei até um cara, ao meu lado, perder (ou foi roubado) uma câmera digital nova do Pai. Ele ficou preocupado por alguns momentos mais logo depois da uma nova música o cara voltou sua mente para o palco e como todos só curtiu a vibração da banda. Essa mesma banda que parecia estar bem desanimada ou só fazendo o seu trabalho. Mas até o desanimo deles é como se estar num Hacienda.

Sempre que lembro do show me vêm no sorriso e a frase:
I MAD FER IT!

Obs: Para algum curioso... Uma coisa que percebo sempre: os discos da banda tem uma sonoridade muito específica que não funciona em mp3 nem wav e nem em qualquer fone de ouvido. Eles produzem de uma forma muito avançada e pessoal para os padrões de mercado tradicional de UK. Os seja tudo é feito para se ouvir bem alto e em caixas de som de aparelhos de som. Ou amplificadores. O mais interessante é que se você copiar um CD do original de loja, incrivelmente, vai perder qualidade. Isso ocorre também com cada disco prensado industrialmente de época em época. Eu possuo uns dois ou tres discos de cada album da banda e nenhum deles tem a mesma sonoridade. Só sei que as prensagens da Holanda são algumas das melhores e as piores presagens brasileiras são melhores. Isso é para quem procura ouvir disco em termos de produção e não só mero entretenimento de melodias de agrado pessoal.

Nessas horas é bom saber que muita gente aqui no país não entende essas coisas por ter formado sua opinião pela mídia brasileira.

Não é porque eu sou pobre e preto que tenho que ser burro com mal gosto, orgulhoso por morar na merda e acreditar no Brasil, no Fantástico e na Ragina Cazé. Foda-se o orgulho de merda da minha periferia! Ninguém gosta de viver no esgoto. Simplesmente sobrevive por "obrigação moral". E nem sempre por necessidade.

Bom! Vou tentar manter este Blog mais na ativa. Mas garanto que não vou conseguir. Sempre dá, um certo, trabalho fazer isso tudo. Mas mesmo assim eu adoro isso aqui exatamente do jeito que é. Sem tirar nem por. Independente de gostárem ou não. De entenderem ou não. Desculpe a grosseria mas essa é a atitude deste Blog.

Para fechar... Nem precisa de comentários né?


Felicidade para quem merece! Tudo de bom! Sorte para todos ainda em 2006!!!

Enviado ou postado por Silly Boy Blue..
Se quiser comentar, por favor, vá ao
Guestbook..


::SOBRE O BLOG E QUEM ESCREVE
Sobre o Blog: O título Silly Boy Blue foi tirado de uma música do artista David Bowie, música composta anos antes de sua fama como camaleão do rock. Talvez esta canção represente bem meus atos, ou, apenas uma musica que acho linda. Este Blog assume uma postura bastante específica. É como se fosse um personagem que assume o nome do mesmo. É como o próprio David Bowie assumindo o Ziggy Stardust. No caso o personagem, aqui em questão, deu o título do Blog que você está lendo.

Quem escreve: Meu nome é Jairo Miguel, sou do signo de Touro, atualmente 27 anos e ainda apaixonado pelas coisas. Moro em São Gonçalo (RJ). Sou as vezes radical, cabeça-dura e ingênuo.
Oficialmente trabalhando de "faz tudo que possível" no estúdio Laboratória de Desenhos. Um dos melhores do Brasil e talvez "o melhor do Rio de Janeiro".
Sinceramente as coisa que mais gosto na vida é ouvir música, assistir filmes e pensar em projetos de desenho. Não fumo nem bebo por achar essas "drogas" uma MERDA.
Não sou muito chegado a viajar, pois viajei muito na infância. Mas se pudesse iria a algum lugar frio. Não vou muito a "baladas", "noitadas" e afins... Isso por não ter compania. Numa ocasião especial vou a um show de alguma banda que gosto. Praticamente saio de casa para pegar, negociar e entregar trabalhos ou agora trabalhar e ir pra faculdade. Estou estudando Cinema.
Não sou muito chegado em teatro mas iria tranquilamente. Toparia ir a qualquer Ópera ou Opereta, Museu, Biblioteca, Cinemateca, e sei lá o que mais. Não frequento muito estes lugares pois sou sempre sozinho (talvez por ser filho único, criado somente pela minha mãe, que é uma das melhores representantes so sexo feminino no país. Sendo que, mesmo assim, nunca fui mimado, nunca tive pai, nem avós. E infelizmente nunca tive nenhum irmão.
Não sou muito de andar em grupos, acabo, querendo ou não, fazendo tudo sozinho. Só entro em grupos quando sou convidado mas estando num, fico extremamente acanhado. Na verdade nunca fui de ir muito atrais dos outros. Só quando sou obrigado pelo sociável.
Tenho meus amigos, mas nenhum deles gosta das mesmas coisas que eu. Uns valem à pena e outros não.
Talvez este Blog seja atualizado de vez em quando. Normalmente os "posts novos" são colocados na segunda-feira.

O
bs: Desculpe se escrevo muito e mal. Não sei escrever mesmo e faço o melhor que posso. Me acho dislexo, um pouco. É inevitável. Sempre tem alguma coisa errada no texto. E tudo que escrevo são sobre sentimentos, brincadeira e as vezes libertinagem.
::DESENHO PREFERIDO ATUALMENTE
Um desenho um tanto novo no mercado é Jacob Two-Two. Já ouvira falar deste título a tempos mas não me lembro a onde. Para mim, hoje em dia, é um preferido. A linguagem da animação é toda em Flash para TV a qualidade é ótima e o visual é muito legal. Uma das coisas em que os americanos são maravilhosos é dar uma chance comercial para desenhos totalmente alternativos e saldaveis. Não faço ideia do quanto este desenh vai fazer sucesso aqui no Brasil ou no mundo. A história horignal parece que saiu da literatura moderna infantil. Muito bom.
::PERSONAGENS PREFERÍDOS
Calvin / Nemo / J.J ,Champ & Aplle / Key / Noturno / Bishop / Longshot / Sandman / Obelix / Piccolo / Fourreux / Timtim / Hellboy / Matt Murdock / Sandman & Morte / Miguel O'Hara / Itto Ogami / Wesley Dodds / The Maxx / Stitch / Jacob Two Two...
::ÚLTIMO BOM FILME QUE ASSISTI
Hooligans / Edukators / Irreversivel / Tão Longe Tão Perto / Fábio Fabuloso / Bananas Is My Business / Cinema Russo / Cinema Expressionismo Alemão
::LEITURA
Agora estou lendo um livro sobre o Punk Rock- "Mate-me Por Favor!". Ainda não acabei. E estou estudando aos poucos um livro chamado "Guia completo de fotografia".
::SERIADOS DE TV PREFERIDOS
Quando criança adorava ver MacGayver, Moto Laser, Punk-A levada da Bréca, Super Vick, Esquadrão Classe A, Herói por Acaso, mais atrais ainda tinha Os Batutinhas, Lobo Solitário e I Love You Lucy.
Hoje sou fanático por Married with Children (Um Amor de Família) e como de costume assisto de vez em quando Mad About You, Beverly Hills 90210, Home Improvement (Gente Pra Frente), O Mundo é dos Jovens, A Grande Familia e Os Normais. Anos Incríveis o seriado com o personagem principal chamado Kevin Arnold. O melhor drama de todos. Eu amava este seriado quando passava na Bandeirantes. Na abertura do seriado tinha Joe Coker cantando Beatles. Existe um seriado inglês chamado The Office que é muito bom. Mas além de achar estranho assistir um seriado que não seja americano e é difícil acompanha-lo toda semana. Estou curtindo alguns seriados Ingleses. E no Brasil o seriado Sob Nova Direção também é muito divertido.
::MÚSICAS QUE ME REPRESENTAM
Part Of The Queue - Oasis
I Can See It Now - Oasis
That Joke Isn't Funny Anymore - The Smiths
Rain - The Beatles
The gates of delirium - Yes
::DISCOS PREFERIDOS DO MÊS
SMILE - Brian Wilson / Sell Out - The Who
::DISCOS NOVOS DO MÊS
13th Floor Elevators / Greenday - American Idiot / IRA! - 1998 - Você Não Sabe Quem Eu Sou / The House of Love / 08 - Going For The One / Thin Lizzy - Dedication-The Very Best of Thin Lizzy
::LETRAS

Paul MacCartney - Eleanos Rigby

Ah, look at all the lonely people!
Ah, look at all the lonely people!

Eleanor Rigby picks up the rice in the church
Where a wedding has been
Lives in a dream
Waits at the window
Wearing a face that she keeps in a jar by the door
Who is it for?

All the lonely people
Where do they all come from?
All the lonely people
Where do they all belong?

Father Mckenzie, writing the words of a sermon
That no one will hear
No one comes near
Look at him working, darning his socks in the night
When there´s nobody there
What does he care?

All the lonely people
Where do they all come from?
All the lonely people
Where do they all belong?

Eleanor Rigby died in the church
And was buried along with her name
Nobody came
Father Mckenzie wiping the dirt from his hands
As he walks from the grave
No one was saved

All the lonely people
Where do they all come from?
All the lonely people
Where do they all belong?

::SITES DE REFERÊNCIA
www.listenupmusic.com.br
PortfolioJairoMiguel
qualquercoisalinks
curriculum net vitae
::UMA SINGELA HOMENAGEM
Bem mais novo eu ouvi muito sobre a produção de um filme chamado Carlota Joaquina. Lembro que na época os críticos de cinema e alguns outros da mídia cinematográfica diziam que o filme era fantástico e que era uma salvação em grande estilo do cinema nacional desde o cinema novo. Mostrava uma visão histórica sobre o Brasil colonia que a cultura pop não conhecia. E principalmente mostrava de onde vinham as desgraças culturais que somos obrigados a engolir como cultura. Nossa cultura brasileira. O diretor deste feito era uma mulher. Chamada Carla Camurati. Logo em seguida vem um filme suicídio comercial chamado La Serva Padrone e para finalizar Copacabana. Ambos geniais. Um novo filme vem com o título de Irma Vape. Pela carreira e obra cinematógrafica que esta mulher está fazendo, melhor que todos os outros diretores do país inteiro, vejo, assim como os Mutantes e outros poucos, mais um brasileiro (no caso brasileira) que vale a pena de ter orgulho. Não pelo país mais por estar na mesma condição cultural que eu em relação ao Brasil. O mais legal é que eu já encontrei com ela, uma vez, em meu trabalho. Ela é fantástica. Estranha! Mesmo assim, fantástica.
::BLOG & LINKS FAVORITOS
RoncaRonca DiscotecaBásica
TheWholigans RogérioCoelho 
PunkrockJazz BlogDeDesenho
ChampionshipVinyl 10LoucosUnderground
DepósitoVetorial CinePopMusicCulure
Mulherzinha MTVBlogSite
FelipeMemória 3st4t1k
Tip,Tap,TOop! ÚltimoRomântico
Freelancer EsseEuJáVi!
O p i u m s e e d Catho-NewsLetter
SantuárioDosAnjos OasisNews
Stef'sSketches EstragaFilmes
EnriqueFernandez MulhollandDriveBlog
ColdHardFlash CartoonBrew
JoshParpanDrawings MattJonezAnimation
OscarGrillo'sGrillomation WhateverLand
Drawn!TheIllustration TheGreenawayGuide
MoCoLoco ModRevival
MyFashionLife MuitasCoisas
CartoonModern Padronagens&Afins
ImagensDoJazz ProcessJunkie
Mad-T-Party FalloutJamie'sNews
DessinsDenisBodart ProcessRecess
NikoHenrichon Saumurien
Director'sCut RussianInsider
YacinTheFaun Character Design
BoltCity LúciaBrandãoIlustra
T.H.DigitalConnection LágrimaPsicodélica
OnAnimation PoliticamenteIncorreta
GabrielePennacchioli ElBlogDeMoriarty
RapaduraAçucarada S e d y m a g e
Marrazkilarixe DiegoStoliar
ThePantsPressSketch ImageComics
EuropeanFilms ChromogenicNet
FlatstockDesigners SuicideGirls
ИгорьОлейников TheBlogOfKells
GhibliWorld StudioGhibliWeblog
JeffreyThompson TheArtOfKevinDart
MartinFuchs InternetArchive
EvvivaL'Arte! EditionsDupuis
TralfazArchives YouTube
AlêAbreuAlêAbreu ArtinfoRUSSIA
ThEstuntKid NucleusArtGallery
Plati´sBlog SamuelMichlap
TheFirehouseStomp Rose-A-Petits-Pois
TheWorldOfKane Bedazzled!
BandalmassBlog DiárioDeUmCinéfilo
JanesPin-UpGuide VintageSexAntiquePorn
::ARQUIVOS PASSADOS
2003
JANEIRO
FEVEEIRO
MARÇO
ABRIL

MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
2004
JANEIRO
FEVEEIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
2005
JANEIRO
FEVEEIRO

MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO

OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
2006
JANEIRO
FEVEEIRO

MARÇO
ABRIL

MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
2007
JANEIRO
FEVEEIRO
MARÇO
ABRIL

MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
2008
JANEIRO
FEVEEIRO
MARÇO
ABRIL

MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
:: PROGRAMAS DE RADIO

Mod Radio UK
AccuRadio
RoncaRonca
BBC Radio 2
EMPOERADO

::VISITAS ANTERIORES (KIT.NET) :003660

http://www.listenupmusic.com.br/listenup02/coisa02/blog_sillyboyblue/sillyboyblue.htm